Poder Nacional

Uma nova reflexão sobre sua componente econômica

  • Arthur V. C. Meyer

Resumo

 A presente ordem mundial, na era da globalização, pode ser chamada de unimultipolar, conforme propôs Samuel Huntington.1 Ela difere de uma estrutura unipolar (na qual existe uma única superpotência em todas as expressões do Poder Nacional) ou de uma estrutura multipolar (em que várias potências dominantes de peso aproximadamente igual concorrem ou cooperam). Na ordem mundial do tempo presente, existe uma única superpotência militar, a saber, os Estados Unidos da América (EUA). Entretanto, a hegemonia política e militar norte-americana não é absoluta, pois sofre concorrência da Rússia e da China, especialmente na Eurásia. Além disso, embora os EUA também sejam uma grande potência nos campos econômico, científi co-tecnológico e cultural, existe nesses domínios uma forte tendência ao estabelecimento de múltiplos centros de poder.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur V. C. Meyer

Embaixador (ministro de Primeira Classe, Quadro Especial); bacharel, mestre (Universidade de Chicago/ 77 – EUA) e doutor (Universidade Católica Andrés Bello – Caracas/Venezuela) em Economia. Em 2013, fez o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (Rio de Janeiro-RJ). Atualmente, é assistente do Ministério das Relações Exteriores na Escola Superior de Guerra.

Publicado
2017-06-01
Como Citar
Meyer, A. V. C. (2017). Poder Nacional: Uma nova reflexão sobre sua componente econômica. A Defesa Nacional, 104(833), 12-23. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1297