O comando do marquês de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança

Da “guerra gaúcha” à “guerra estratégica”, mudança de paradigma

  • Edgley Pereira de Paula

Resumo

O século XIX é um interessante observatório para se pensar a “Arte da Guerra” nos países da América do Sul, pois será a partir do início desse século que os países, antigas colônias europeias, irão se desvencilhar das amarras metropolitanas e iniciar um processo de construção dos seus projetos de estados nacionais. Algumas das mais importantes questões que esses jovens estados terão que enfrentar são a busca por defi nições de fronteiras e a formação de um exército e de uma armada nacionais capazes de garantir os interesses, muitas vezes confl itantes, dessas novas nações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edgley Pereira de Paula

Cap QCO (Magistério, História; EsAEx/xx), graduado em História (UERJ/xx), pós-graduado em História Militar Brasileira (UNIRIO/xx), mestre em História Política (UERJ/xx), doutorando em História Contemporânea (Universidade de Coimbra/Portugal), pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em História Militar do Exército (CEPHiMEx). Atualmente, serve na Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Publicado
2017-06-01
Como Citar
Paula, E. P. de. (2017). O comando do marquês de Caxias na Guerra da Tríplice Aliança: Da “guerra gaúcha” à “guerra estratégica”, mudança de paradigma. A Defesa Nacional, 104(833), 37-53. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1299