Das bandeiras às fronteiras

São Paulo, Belém e a expansão a oeste de Tordesilhas

  • Dante Ribeiro da Fonseca

Resumo

A abordagem do processo de conquista e colonização portuguesa do Brasil, tendo como ênfase a ação militar, impõe a observação de dois outros aspectos relevantes. São eles: o religioso e o econômico. Quanto ao aspecto religioso, podemos destacar a mentalidade de cruzada, que presidiu inicialmente a conquista da terra. Foi esse aspecto ideológico norteador da ação missionária e também militar. De fato, logo após a conquista de Ceuta pelos portugueses em 1415, que inaugurou o domínio português do périplo africano em direção às Índias Orientais, o papa Martinho V expediu a bula Rex regum. Essa bula, de 1418, conferiu o caráter de cruzada à ação portuguesa na África Ocidental, conclamando todos os reis cristãos a se unirem na luta contra os mouros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Ribeiro da Fonseca

Doutor em Ciências: Desenvolvimento Socioambiental (UFPA), professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). É sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfi co de Rondônia (IHGRO) e da Academia de Letras de Rondônia (ACLER) e sócio correspondente do Instituto Geográfi co e Histórico do Amazonas (IGHA). (zeliafonseca@brturbo.com.br)

Publicado
2017-10-01
Como Citar
Fonseca, D. R. da. (2017). Das bandeiras às fronteiras: São Paulo, Belém e a expansão a oeste de Tordesilhas. A Defesa Nacional, 105(834), 40-55. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/1309