Edição completa
Resumo
Ao longo de mais de um século de funcionamento, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) consolidou-se como “a escola do método”, em referência ao seu foco tradicional no uso do método de solução de problemas militares, até recentemente conhecido como o “estudo de situação”. O primeiro artigo desta edição, ECEME – A Escola “dos Métodos”: do ensino integral à educação integrada, de autoria do Gen Bda Richard Fernandez Nunes, com os coronéis Carlos Eduardo De Franciscis Ramos, Flávio Roberto Bezerra Morgado e Rogério Amorim Gonçalves, amplia essa percepção, incluindo os métodos pedagógicos que guiam o processo ensino-aprendizagem daquela Escola e os métodos de pesquisa científi ca, trazidos mais recentemente à Instituição com a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares. Dentro dessa perspectiva, os autores propõem que a ECEME seja vista hoje como “a escola dos métodos”. Em outubro de 2015, o Exército Brasileiro criou o Centro de Psicologia Aplicada do Exército, encarregado de conduzir pesquisas científi cas no campo da psicologia aplicada aos contextos militares e de realizar avaliações psicológicas do pessoal militar. O artigo de autoria do Cel Reinaldo Nonato de Oliveira Lima e da 2º Ten Bárbara Marra de Carvalho Souza Neves trata sobre O preparo psicológico do combatente no contexto do poder de combate, destacando a importância que a Instituição atribui ao preparo psicológico dos seus integrantes, com especial atenção para o combatente, que normalmente é submetido a extremos limites de estresse ao longo da vida militar.