O incremento do poder aeroespacial brasileiro através do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1)

  • Luciene da Silva Demenicis

Resumo

Estudos prospectivos ofi ciais do gover-no brasileiro consideram para um cenário no período de 2020 a 2039 di-ersas implicações para a segurança e defesa do Brasil, dentre as quais se destacam no contexto do presente trabalho: a preponderância dos domínios aéreo, espacial e informacional; a insegurança de sistemas de informação; e a infl uência determinante da Internet e redes sociais (BRASIL, 2017). Em face dessa conjuntura, que já é uma realidade há anos, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1) representa uma solução para antigas demandas por comunicações. Apesar de não ser capaz de preencher todas as lacunas em termos de banda, ou serviços que podem ser oferecidos via satélite, ele será um elemento fundamental nas comunicações estratégicas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-02-05
Como Citar
Demenicis, L. da S. (2020). O incremento do poder aeroespacial brasileiro através do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1). A Defesa Nacional, 106(839). Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/ADN/article/view/3338