Geopolítica e Interesses Nacionais

  • Bento Paulos Cabral
Palavras-chave: Geopolítica, Interesses Nacionais, América do Sul, Brasil

Resumo

Acontecimentos recentes, como a preocupação com o esgotamento dos recursos naturais, a emergência de novas potências regionais, a proliferação de ataques terroristas e a ampliação das migrações internacionais aparecem no cenário internacional como uma espécie de “vingança da Geopolítica”. Percebe-se uma tendência à valorização de elementos da Geopolítica clássica, que ressurgem, dando sinais de que as relações entre os Estados continuam pautadas por disputas de poder. Nesse cenário, o Brasil vem despontando como ator relevante por sua grandeza geográfica e riqueza natural. Entretanto, observam-se sérios desafios a sua projeção internacional. Além de questões estruturais e das vulnerabilidades materiais, o País enfrenta sérios desafios de ordem política e de natureza conjuntural, que dificultam o pensamento de longo prazo, geram dúvidas sobre seus interesses nacionais e conformam um país que, geopoliticamente, parece não ter consciência de seu território e do seu potencial. Considerando tal cenário, a presente mesa visa a discutir os interesses nacionais, considerando o retorno da Geopolítica nas relações internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Paulos Cabral

Analista do CEEEx. Doutor em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Bachael em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Possui o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Curso de Altos Estudos Militares. Possui, ainda, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra e o Curso de pós-graduação em Planejamento e Gestão Estratégica pelo instituto COPPEAD/UFRJ.

Publicado
2017-09-04
Como Citar
Cabral, B. P. (2017). Geopolítica e Interesses Nacionais. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 6(4), 9-18. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/1123