Política Externa, Defesa e Segurança

  • Valério Luiz Lange
  • Raphael Camargo Lima
Palavras-chave: Política externa, Política de Defesa, Defesa Nacional, Diplomacia

Resumo

A diplomacia e a defesa são duas expressões da ação internacional dos Estados. Nesse sentido, se alinhadas, a política externa e a política de defesa permitem que o país combine recursos de poder para atingir seus interesses na dinâmica das relações internacionais. No caso do Brasil, durante muitas décadas, houve grande dissonância entre essas duas vertentes da ação externa. Atualmente, a necessidade de coordenação entre atores, agendas e meios dessas duas políticas tornou-se uma agenda cada vez mais presente, especialmente nas pautas de acadêmicos, do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores. Nesse contexto, o objetivo desta mesa será́ debater os avanços e desafios para a maior coordenação entre essas duas políticas, bem como as agendas e desafios para a formulação da ação externa do Brasil em suas dimensões diplomática e militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valério Luiz Lange

Doutor em Ciências Militares pela ECEME (2007), possui o curso de comando e estado-maior e estratégia militar (6Z) pelo CGSC/ US Army, especialista em Gestão de Recursos de Defesa pela ESG, mestre em estudos estratégicos pelo USAWC e especialista em Artilharia de Mísseis e Foguetes, tendo comandado o 6º GLMF/CIF, em Formosa, GO. Atualmente é o chefe do CEEEx, junto à 3ª Subchefia do EME.

Raphael Camargo Lima

Coordenador de Pesquisa do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx/ NEP). Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Mestre em Relações Internacionais pelo PPRI San Tiago Dantas (UNESP/ UNICAMP/ PUC-SP).

Publicado
2017-09-04