ANÁLISE ESTRATÉGICA

  • CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DO EXÉRCITO

Resumo

Análise Estratégica é uma publicação trimestral do Centro de Estudos Estratégicos do Exército dedicada aos temas que impactam a preparação da Força Terrestre e a Defesa Nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CENTRO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS DO EXÉRCITO

A presente edição da revista Análise Estratégica apresenta artigos elaborados pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos Prospectivos, inaugurando o ciclo de pesquisas 2023-2024.
O primeiro artigo, elaborado pela Profa. Dra. Lívia Peres Milani no contexto da linha de pesquisa Geopolítica e Estratégias Militares, analisa o quadro geopolítico na América do Sul e os desafios estratégicos que se apresentam para a região na atualidade. A autora argumenta que a desconstrução do regionalismo dos anos 2000, o qual já apresentava fragilidades desde sua formação, gerou fragmentação regional, que foi agravada pelas variadas transformações ocorridas nos últimos anos. A autora propõe alguns elementos centrais para análise da atuação de potências extrarregionais no subcontinente, concluindo que articulação regional é necessária para construir estratégias concertadas em um contexto global de competição estratégica.
Na sequência, o Coronel R1 Helder de Barros Guimarães, no âmbito da linha de pesquisa Conflitos Armados e Emprego Militar, discute o tema das mudanças climáticas e suas implicações para a segurança internacional a partir do posicionamento de alguns países e organismos internacionais. O autor analisa os impactos desse fenômeno nas dinâmicas populacionais, sociais, ambientais e econômicas, assinalando abordagens que propõem a securitização do tema e as consequentes reações suscitadas. O texto aborda, ainda, os impactos diretos e indiretos das mudanças climáticas em áreas como defesa civil, segurança alimentar, economia e infraestrutura, assim como, em especial, no setor de Defesa brasileiro.
No próximo artigo, de autoria do Coronel R1 Enio Moreira Azzi, é abordada a necessidade de alinhamento entre os diferentes níveis políticos do Estado para a elaboração de políticas de defesa e para o planejamento estratégico militar, no contexto da linha de pesquisa Planejamento Estratégico e Gestão de Defesa. Ao analisar os níveis políticos de planejamento nesse campo, o autor apresenta o papel da ação governamental e enfatiza a natureza política dos assuntos de defesa. Aborda, ainda, o conceito e a funcionalidade de uma grande estratégia, constatando sua ausência no portfólio brasileiro e as implicações decorrentes. É sublinhado o papel do Ministério da Defesa na promoção da integração entre o poder político e o instrumento militar, discutindo-se os desafios existentes para o planejamento estratégico militar no contexto brasileiro.
No quarto artigo, o Prof. Dr. Eugenio Diniz abre a área temática “Ambiente Informacional e a Guerra do Futuro” no contexto da linha de pesquisa Inovação e Emprego Militar. Neste texto, o pesquisador realiza um esforço inicial de mapeamento da trajetória das ideias de “guerra informacional” ou “guerrear informacional”, “ambiente informacional” e “zona cinzenta”, entre outras, baseando-se na literatura científica e em publicações doutrinárias, principalmente, do Exército dos Estados Unidos da América e da OTAN. Nesse contexto, o autor realiza uma análise crítica das formulações e aplicações ligadas a tais conceitos, identificando, por um lado, sugestões interessantes para reflexão e aprofundamento, e, por outro, ponderando que nem tudo é consistente com vertentes mais sofisticadas da discussão.
Desejamos a todos uma ótima leitura!
Conselho Editorial

Publicado
2023-09-22