A promoção da cultura de Defesa no Brasil

2008-2016

  • Fernando Carneiro Gomes de Paiva
Palavras-chave: Política Nacional de Defesa;, Estratégia Nacional de Defesa;, Defesa Nacional;

Resumo

Este trabalho busca identificar como se tem ocorrido a promoção de uma cultura de defesa nacional no Brasil desde a primeira publicação da Estratégia Nacional de Defesa em 2008. Para isso, faz-se um mapeamento do que tem sido feito pelo governo brasileiro e pela sociedade civil organizada com ênfase no período de 2008 a 2016, para a promoção de uma cultura de defesa nacional. Tal fomento justifica-se pela importância do papel das Forças Armadas para o Estado brasileiro e tem o
objetivo de aumentar a participação de civis no debate e elaboração das políticas de defesa nacional. Conclui-se que o movimento de promoção de uma cultura de Defesa Nacional no Brasil é recente e vem se expandindo gradativamente, principalmente via uma Academia mais produtiva e integrada, assim como por meio de ações diretas do Ministério da Defesa.

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Biografia do Autor

Fernando Carneiro Gomes de Paiva

Bacharel em Relações Int ernacionais pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e graduando em Letras-Francês licenciatura pela Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
2017-12-11
Como Citar
de Paiva, F. C. G. (2017). A promoção da cultura de Defesa no Brasil: 2008-2016. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 7(1), 31-37. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/1384