Dissuasão Nuclear, Capacidades Militares e Transformação da Defesa das Forças Armadas francesas

  • Fernanda das Graças Corrêa
Palavras-chave: Dissuasão;, Capacidades Militares;, Transformação da Defesa;, França;

Resumo

O Exército Brasileiro (EB) diagnosticou a necessidade de se transformar em um processo de transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento para que as suas capacidades se tornem compatíveis com o anseio político estratégico do Brasil de se tornar uma potência mundial. A atual conjuntura do EB, mais do que a modernização da Força Terrestre, demanda por transformação, capaz de ser operacional e estar em prontidão em qualquer área de interesse geoestratégico do Brasil. Este processo sistemático de Transformação do EB exige, portanto, um planejamento de longo prazo coerente com a conjuntura nacional que determine um conjunto de ações estratégicas baseado em capacidades militares. Muitos países e organizações militares internacionais têm adotado o Planejamento Baseado em Capacidades (PBC) como parte de seu processo de Transformação da Defesa. Neste segundo ensaio, foi estudado como o tripé dissuasório nuclear do século XX influenciou na adoção de novas capacidades militares e no processo de transformação das Forças Armadas francesas no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda das Graças Corrêa

Pós-doutora em Ciências Militares pela ECEME, doutora em Ciência Política na área de concentração em Estudos Estratégicos pela UFF, Assessora de Planejamento Estratégico da estatal Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A., pesquisadora do Projeto de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Inovação & Gestão em Defesa: perspectivas e desafios para o Brasil, pesquisadora sênior na área de Planejamento Estratégico e Gestão de Defesa do Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro.

Publicado
2019-11-20
Como Citar
Corrêa, F. das G. (2019). Dissuasão Nuclear, Capacidades Militares e Transformação da Defesa das Forças Armadas francesas. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 14(4), 43-60. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/3196