Programa SISFRON

infraestrutura de transportes e logística para implementação do projeto-piloto

  • Alexandre da Costa Pereira

Resumo

O presente ensaio possui como premissa fundamental a consideração da segurança e da defesa como fatores fundamentais para garantir a soberania e a efetividade de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento regional, questão especialmente importante para o caso de regiões em Faixa de Fronteira. O trabalho possui por objetivo abordar questões relacionadas com a demanda por infraestrutura de transportes e logística frente às necessidades do Exército Brasileiro, decorrentes da implementação de ações no escopo do Programa SISFRON, referentes ao Projeto-Piloto em implantação para monitoramento e controle de Faixa de Fronteira no Arco Central da Região Centro Oeste do Brasil. São apresentados aspectos considerados como condicionantes estratégicos para o planejamento de operações militares para a garantia da segurança em áreas de fronteira, inibindo a prática de ilícitos transfronteiriços como o contrabando e o tráfico de drogas e armas. São abordadas questões relacionadas com a importância do desenvolvimento econômico e oferta de infraestrutura associado à efetiva presença do Estado na região, considerada pela Estratégia Nacional de Defesa como de especial interesse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre da Costa Pereira

Especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e professor do Centro Universitário Facex - Unifacex. Instrutor da Escola Nacional de Administração Pública e da Escola Superior de Guerra. Pesquisador do CEEEx/NEP.

Publicado
2017-06-01
Como Citar
Pereira, A. da C. (2017). Programa SISFRON: infraestrutura de transportes e logística para implementação do projeto-piloto. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército : Análise Estratégica, 5(3), 21-31. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExAE/article/view/919