Perspectivas sobre a estabilidade no entorno estratégico brasileiro

desafios e implicações para o Exército Brasileiro

  • Alcides Costa Vaz
Palavras-chave: Entorno Estratégico Brasileiro;, violência;, conflitos;, estabilidade

Resumo

O presente artigo trata dos principais fatores que ditam as perspectivas da estabilidade no entorno estratégico brasileiro e de interesse para o Exército Brasileiro tal como retratadas em análises de destacados centros internacionais dedicados ao acompanhamento das dinâmicas de segurança internacional e conflitos contemporâneos. Argumenta que a estabilidade no Entorno Estratégico brasileiro é colocada em questão sobretudo pelo transbordamento de conflitos domésticos e por dinâmicas transnacionais associadas ao crime organizado, ao tráfico de drogas ilícitas, de armas e de munições e aos fluxos financeiros correspondentes. O tráfico de drogas representa o mais importante conector entre a instabilidade e o padrão de conflitividade observado na América do Sul com aqueles presentes nos países lindeiros da África Ocidental. Um fator marcante do panorama da conflitividade no Entorno Estratégico brasileiro são os conflitos por acesso/controle de recursos naturais presentes em ambas as regiões, embora também com diferenças significativas quanto ao seu alcance e grau de violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Costa Vaz

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982), mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1987) e doutor em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2001). Atualmente é professor da Universidade de Brasília e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército.

Publicado
2016-07-04
Como Citar
Vaz, A. C. (2016). Perspectivas sobre a estabilidade no entorno estratégico brasileiro: desafios e implicações para o Exército Brasileiro. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército: Artigos Estratégicos, 1(1), 1-22. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExArE/article/view/1193