Apreciação dos eventos dos “Cenários – Força Terrestre 2035” mais relacionados a conflitos armados

considerações para seu acompanhamento e aperfeiçoamento

  • Luiz Eduardo Rocha Paiva
Palavras-chave: Cenários;, Conflitos;, Armados;, Força Terrestre 2035

Resumo

O objetivo do artigo é apreciar os Eventos dos “Cenários – Força Terrestre 2035” mais relacionados a conflitos armados (Eventos 1, 2, 4 e 5). Em cada um deles, foram apreciadas as Questões Estratégicas e Hipóteses Alvo correspondentes, para concluir sobre prioridades e processo de acompanhamento, e propostas de aperfeiçoamento. No Evento 1 - soberania e integridade territorial do Brasil, foram discutidos seus significados e riscos a ambas, bem como a validade da expressão ameaças difusas. No Evento 2 - conflitos armados interestatais na América do Sul, exceto com o Brasil, foram apresentados os contenciosos ainda não resolvidos, a probabilidade de escalarem para conflitos armados e reflexos para o Brasil. Apontouse uma lacuna no Evento, que não considerou o potencial para gerar novos contenciosos, devido à crescente projeção de potências extrarregionais antagônicas no subcontinente. No Evento 4 - conflitos armados na África Ocidental e seus reflexos para a Força Terrestre, foi abordada a importância da região, seus principais conflitos armados, os óbices para pacificá-los e a restrita capacidade do Brasil para participar de projetos militares de pacificação e consequências decorrentes. No Evento 5 – atuação sob a égide de organismos internacionais, destacou-se a importância da participação em missões de paz e humanitárias, para a projeção mundial do Brasil, ressalvados os interesses e a capacidade de arcar com tal responsabilidade. Ao final, identificada a estreita relação entre os Eventos 4 e 5, foi proposta, justificadamente, a junção dos dois em um único Evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo Rocha Paiva

General de Brigada da Reserva do Exército Luiz Eduardo Rocha Paiva é Pesquisador do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército, nas áreas de Conflitos Armados e Terrorismo, Professor Emérito e ex Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Publicado
2016-07-04
Como Citar
Paiva, L. E. R. (2016). Apreciação dos eventos dos “Cenários – Força Terrestre 2035” mais relacionados a conflitos armados: considerações para seu acompanhamento e aperfeiçoamento. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército: Artigos Estratégicos, 1(1), 23-62. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExArE/article/view/1195