O atual debate sobre a Base Tecnológica e Industrial Europeia de Defesa

reflexos e potenciais referências para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira

  • Peterson Ferreira da Silva
Palavras-chave: Relações Internacionais;, Europa;, Indústria de Defesa;, aquisições militares

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os atuais desdobramentos do debate sobre a Base Tecnológica e Industrial Europeia de Defesa (BTIED) no que tange especificamente a aquisições militares. Para tanto, este artigo está dividido em três partes. Primeiro, busca-se identificar quais são os principais países delineadores da BTIED, traçando uma síntese sobre como são organizadas suas respectivas estruturas de força e seus sistemas de aquisições de defesa. Em seguida, são levantadas as principais tendências para o médio prazo acerca da BTIED no contexto da dinâmica do competitivo mercado global de defesa e segurança. Por fim, a partir do quadro esboçado, são explorados eventuais reflexos e potenciais referências para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Peterson Ferreira da Silva

Doutor em Relações Internacionais (IRI-USP) e pesquisador associado do Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa (LabA&D/UNICAMP) e do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx). Este artigo, assim como as ideias, informações e dados nele contidos, expressam o pensamento de seu autor, sendo de sua inteira responsabilidade, e não representam, necessariamente, a posição do Exército Brasileiro.

Publicado
2016-07-04
Como Citar
da Silva, P. F. (2016). O atual debate sobre a Base Tecnológica e Industrial Europeia de Defesa: reflexos e potenciais referências para o fortalecimento da Base Industrial de Defesa brasileira. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército: Artigos Estratégicos, 1(1), 63-88. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExArE/article/view/1196