Recursos naturais brasileiros

mapeamento estratégico, fronteiras e cenários na Amazônia

  • Carlos José Crêspo Santos
Palavras-chave: Geopolítica;, Amazônia;, Recursos Naturais;, China

Resumo

Esse artigo tem como objetivo realizar uma análise da problemática do mapeamento estratégico e dos recursos naturais presentes na Amazônia frente a políticas de defesa por parte do Brasil e da necessidade de cooperação regional à luz da presença estrangeira na região, em especial da China. Para tal, faremos um panorama geral geopolítico da Amazônia e de seus potenciais naturais, além de discussão sobre o Tratado de Cooperação Amazônica e suas premissas. A isso se seguirá um estudo de caso acerca da presença chinesa e sua estratégia de aquisição de vastas somas de terras em regiões estratégicas do Brasil ricas em recursos naturais. Prosseguiremos com uma análise dos principais processos históricos de atuação do Estado, principalmente por meio do Projeto Calha Norte, na região e nas fronteiras, para assim poder traçar cenários dentro do processo de defesa da soberania nacional na região. A partir desse artigo, concluiremos que há um interesse estratégico da China em áreas estratégicas e ricas em recursos naturais na Amazônia, bem como a necessidade iminente de maiores investimentos em defesa na região, de modo a garantir nossa soberania.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos José Crêspo Santos

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Pesquisador Associado do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) / Núcleo de Estudos Prospectivos (NEP) e Sócio da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED). Pode ser contatado pelo endereço eletrônico cajecs@hotmail.com.

Publicado
2016-07-04
Como Citar
Santos, C. J. C. (2016). Recursos naturais brasileiros: mapeamento estratégico, fronteiras e cenários na Amazônia. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército: Artigos Estratégicos, 1(1), 89-111. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExArE/article/view/1197