A Guerra Híbrida

Reflexos para o Sistema de Defesa do Brasil

  • Paulo Cesar Leal

Resumo

Algumas pessoas, certamente, afirmarão que a Guerra Híbrida não passa de tautologia: uso de palavras diferentes para expressar uma mesma ideia. É uma possibilidade, mas que não pode prescindir de estudo visando a trazer às luzes o conhecimento acerca do assunto que, recentemente, ganhou relevo internacional nos meios acadêmico e militar. Embora pouco explorados no Brasil, os conflitos híbridos passaram a ser melhor focalizados pelos países integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e pela Rússia, ainda que com denominações diversas, especialmente em razão dos acontecimentos no Leste da Ucrânia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Leal

Cel R1 Paulo Cesar Leal é analista do Centro de Estudos Estratégicos do Exército. Foi comandante do 2º Batalhão de Infantaria de Força de Paz no Haiti.

Publicado
2015-10-05
Como Citar
Leal, P. C. (2015). A Guerra Híbrida: Reflexos para o Sistema de Defesa do Brasil. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército: Informativo Estratégico, (4), 1-16. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExIE/article/view/1152