Operações no amplo espectro contribuições de um grande comando operativo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gilberto Barbosa Moreira

Resumo

Ao ensejo das reflexões acerca da evolução da Doutrina Militar Terrestre, capitaneada pelo recém-criado Centro de Doutrina do Exército (C Dout Ex), a 2ª Divisão de Exército apresenta sua contribuição para as discussões em torno das Operações no Amplo Espectro, destacando os ensinamentos colhidos no adestramento realizado em 2012. Compilando ideias, dados e informações sobre as características dos principais conflitos armados da atualidade, a 2ª DE concebeu, planejou e conduziu o referido programa de forma abrangente, possibilitando significativos ganhos para o adestramento de todos os seus escalões táticos, desde Grupo de Combate até o próprio Grande Comando. O foco deste artigo, portanto, é apresentar como a 2a Divisão de Exército aplicou princípios e fundamentos das operações no amplo espectro considerando o emprego de meios em um quadro de conflito não-linear assimétrico e aproveitando seu programa de adestramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gilberto Barbosa Moreira

O Coronel de Infantaria Barbosa Moreira é o atual Chefe do Estado-Maior da 2ª Divisão de Exército. É bacharel
em Ciências Militares pela AMAN e mestre pela ESAO. Na ECEME, realizou os cursos de Comando e Estado-Maior e de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército. Possui, ainda, cursos na Escola da OTAN
e no Centro Europeu de Estudos George C. Marshall, na Alemanha. Foi Observador Militar da ONU no
Sudão e oficial de estado-maior do Comando de Aviação do Exército e da Brigada de Infantaria Paraquedista
tendo, posteriormente, comandado o 25º BI Pqdt. Antes de assumir o cargo atual, era assessor de Doutrina Militar Terrestre e de Operações Conjuntas do Estado-Maior do Exército.