Editorial
Resumo
É com enorme satisfação que damos início a mais um capítulo da história da saúde militar em nosso país. A Revista Brasileira de Saúde Militar (RBSM) nasceu da necessidade de debater temas relevantes para a saúde militar em um espaço científico-acadêmico, com todo o rigor que o mesmo pede. Os esforços depreendidos pelo Hospital Central do Exército (HCE) e o Instituto de Biologia do Exército (IBEx) para seu nascimento foram grandes, porém recompensadores, vendo a concretização deste primeiro número.
A RBSM nasce grande pois se ancora na tradição e herda o capital intelectual de outras publicações, iniciadas em 1936 com os Annaes do Hospital Central do Exército (1936-1972), passando pela Revista Científica do HCE (2006-2018) e pela EsSEx: Revista Científica (2009-2021), esta última a revista da Escola de Saúde do Exército, enquanto esteve no Rio de Janeiro-RJ.
Adicionalmente, é preciso salientar toda a expertise do HCE e IBEx no ensino e pesquisa em saúde, que vem de longuíssima data e conta com programas de pós-graduação latu sensu, residência médica, multiprofissional e, mais recentemente, passou a contar com o programa strictu sensu de pós-graduação em defesa biológica, o único de seu gênero em nosso país.
Também gostaria de destacar o esforço institucional realizado pelo Exército Brasileiro em prol do conhecimento científico, encabeçado pela Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento da Educação Superior Militar (CADESM), órgão do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), que em várias iniciativas, como a Biblioteca Digital do Exército, o Programa de fomento Pró-Pesquisa e o EB Revistas, auxiliou o nascimento deste periódico.
Saliento ainda, a importância de nossa Diretoria de Saúde do Exército, que, desde 2011 criou o Centro de Pesquisas do Serviço de Saúde do Exército, fomentando a atividade de pesquisa e consequentemente o preenchimento das lacunas do conhecimento necessário a manutenção da operacionalidade das tropas e da saúde da família militar.
Por fim, convido todos os interessados, civis e militares, das Forças Armadas ou policiais, que labutam em prol da saúde, a considerarem nossa Revista para publicação de seus resultados de pesquisa. O trabalho de publicação e divulgação será realizado com esmero e tenacidade!