Análise do pico de fluxo expiratório em diferentes técnicas de compressão torácica passiva em homens saudáveis

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Douglas Severo da Glória
Rachel de Faria Abreu
Ignez Correia de Araújo de Andrade
Braz Perpétuo de Lima

Resumo

Introdução: A Fisioterapia Respiratória atua em doenças pulmonares hipersecretivas, baseada na suposição de que é capaz de promover a clearance do muco da via aérea em função do aumento no mecanismo de transporte.
Objetivos: analisar os efeitos das manobras de compressão torácica passiva sobre o pico de fluxo expiratório em homens saudáveis.
Materiais e Métodos: A amostra foi constituída de indivíduos saudáveis, do sexo masculino a partir dos seguintes critérios: adultos (com idade entre 20 e 30 anos); e que não apresentaram doenças respiratórias com IMC normal e que concordou em assinar o termo de consentimento livre e esclarecido.
Resultados: A análise dos dados coletados demonstrou que as diferentes manobras de compressão torácica passiva em homens saudáveis não foram significativas, comparado a taxa de normalidade do volume médio de ar expelido em uma tosse.
Conclusão: Propõe-se a realização de novos estudos acerca das manobras de compressão torácica em indivíduos sadios a fim de se investigar o seu efeito como terapia de higiene brônquica e na obtenção de valores de fluxo de ar expelido nas técnicas comparando aos valores normais de tosse.
Palavras-chaves: Manobra de Compressão torácica; Tosse e Fisioterapia Respiratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Douglas Severo da Glória

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira.

Rachel de Faria Abreu

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Cardio - Respiratória, Mestre em Fisioterapia Cardio - Respiratória, Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Fisioterapeuta do Hospital Cardiológico Procordis.

Ignez Correia de Araújo de Andrade

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal IFF/ FIOCRUZ / Pós-Graduação Latu sensu/ Especialização em Fisioterapia Neuropediátrica Universidade Estácio de Sá/ 1º Tenente do Exército Brasileiro.

Braz Perpétuo de Lima

Mestre em Terapia Intensiva / Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva.