Análise do pico de fluxo expiratório em diferentes técnicas de compressão torácica passiva em homens saudáveis

  • Douglas Severo da Glória
  • Rachel de Faria Abreu
  • Ignez Correia de Araújo de Andrade
  • Braz Perpétuo de Lima

Resumo

Introdução: A Fisioterapia Respiratória atua em doenças pulmonares hipersecretivas, baseada na suposição de que é capaz de promover a clearance do muco da via aérea em função do aumento no mecanismo de transporte.
Objetivos: analisar os efeitos das manobras de compressão torácica passiva sobre o pico de fluxo expiratório em homens saudáveis.
Materiais e Métodos: A amostra foi constituída de indivíduos saudáveis, do sexo masculino a partir dos seguintes critérios: adultos (com idade entre 20 e 30 anos); e que não apresentaram doenças respiratórias com IMC normal e que concordou em assinar o termo de consentimento livre e esclarecido.
Resultados: A análise dos dados coletados demonstrou que as diferentes manobras de compressão torácica passiva em homens saudáveis não foram significativas, comparado a taxa de normalidade do volume médio de ar expelido em uma tosse.
Conclusão: Propõe-se a realização de novos estudos acerca das manobras de compressão torácica em indivíduos sadios a fim de se investigar o seu efeito como terapia de higiene brônquica e na obtenção de valores de fluxo de ar expelido nas técnicas comparando aos valores normais de tosse.
Palavras-chaves: Manobra de Compressão torácica; Tosse e Fisioterapia Respiratória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Severo da Glória

Discente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira.

Rachel de Faria Abreu

Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Cardio - Respiratória, Mestre em Fisioterapia Cardio - Respiratória, Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Salgado de Oliveira, Fisioterapeuta do Hospital Cardiológico Procordis.

Ignez Correia de Araújo de Andrade

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal IFF/ FIOCRUZ / Pós-Graduação Latu sensu/ Especialização em Fisioterapia Neuropediátrica Universidade Estácio de Sá/ 1º Tenente do Exército Brasileiro.

Braz Perpétuo de Lima

Mestre em Terapia Intensiva / Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva.

Publicado
2017-07-01
Como Citar
Glória, D. S. da, Abreu, R. de F., Andrade, I. C. de A. de, & Lima, B. P. de. (2017). Análise do pico de fluxo expiratório em diferentes técnicas de compressão torácica passiva em homens saudáveis. Revista Brasileira De Saúde Militar, 5(7), 7-11. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/HCE/article/view/828
Seção
Artigos Originais