O 2º GRUPO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA INSERIDO NA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

  • Cel Art QEMA Luiz Cláudio de Souza Cunha
Palavras-chave: 2º GAAAe, Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea, Capacidades. Benefícios

Resumo

O presente trabalho tem como escopo relatar as principais experiências obtidas durante o Comando do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea, particularmente na percepção dos benefícios alcançados através das entregas do Programa Estratégico do Exército Defesa Antiaérea. Também serão apresentadas as diferenças entre Programas, Projetos e Ações Complementares, a fim de que se compreenda exatamente o alcance de cada um destes em uma OM operacional da Força Terrestre. Para isso, o autor discorre sobre a importância do assunto na atualidade, baseado em literaturas civis e militares existentes e nas práticas de sucesso adotadas que vem transformando a Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro. O autor expõe de forma clara e simples as principais implicações da criação do PrgEE DA Ae para a sua OM, perpassando os níveis estratégico, operacional e tático; desde o planejamento de mais alto nível até a consecução das ideias em ações, gerando os benefícios esperados. Finalmente, conclui que, as capacidades alcançadas, atuais e futuras, permitirão à AAAe cumprir todas as suas missões previstas nas Hipóteses de Emprego da Força Terrestre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cel Art QEMA Luiz Cláudio de Souza Cunha

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), ano de 1994
(Curso de Artilharia de Costa e Antiaérea – EsACosAAe 1999 | Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – ESAO 2002 |
Curso de Altos Estudos Militares – ECEME 2011/2012 | Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia pela UFRJ - 1998
| MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos pela FGV – 2014 a 2016 | Comandante do 2º Grupo de
Artilharia Antiaérea).

Referências

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Comando de Operações Terrestres. Portaria nº 041-COTER, de 8 de junho de 2017, que aprova o Manual de Campanha (EB70-MC-10.231) Defesa Antiaérea. 1. ed. 2017.

______. ______. ______. Estado-Maior do Exército. Portaria nº 176-EME, de 29 de agosto de 2013, que aprova Normas para Elaboração, Gerenciamento e Acompanhamento de Projetos no Exército Brasileiro (EB20-N-08.001) e dá outras providências. 2. ed. 2013.

______. ______. ______. ______. Portaria nº 021-EME, de 6 de fevereiro de 2014, que aprova a Diretriz para aquisição e implantação do Sistema de Armas de Seção de Míssil Telecomandado integrante do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea.

______. ______. ______. ______. Portaria nº 042-EME, de 11 de março de 2014, que aprova a diretriz de implantação do Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea e revoga a diretriz anterior.

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Estado-Maior do Exército. Escritório de Projetos do Exército. Memória para Decisão nº 001-EPEx-EME, de 06 de setembro de 2016, que trata da proposta de definição do Portfólio Estratégico e Subportfólios Estratégicos do Exército e análise dos atuais Projetos Estratégicos quanto à classificação em Programas e/ou Projetos Estratégicos.

JÚNIOR, Carlos Alberto; MOTA, Edmarson. Gestão de Projetos. Apostila MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos. Rio de Janeiro: FGV Online, 2015.

PMI. O que é gerenciamento de projetos? Disponível em: . Acesso em: 4 fev. 2018.

PMI - Project Management Institute. The Guide to Project Management Body of Knowledge. PMBOK® Guide, 6th edition. Project Management Institute, 2017.
Publicado
2020-02-20
Como Citar
Cunha, C. A. Q. L. C. de S. (2020). O 2º GRUPO DE ARTILHARIA ANTIAÉREA INSERIDO NA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS. Informativo Antiaéreo: Publicação científica, 11(11), 9-15. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/IA/article/view/3454