Análise de segurança sobre aplicativo de mensagem instantânea

WhatsApp como estudo de caso

  • Antonio Marcos de Castro Mota Departamento de Polícia Federal
  • Paulo Roberto Corrêa Leão Universidade Católica de Brasília
Palavras-chave: Segurança da Comunicação, VoIP, Forense Computacional, Análise de Tráfego

Resumo

O vazamento de informações da Agência Norte-Americana NSA (National Security Agency) por um de seus analistas, Edward Snowden, em 2013, trouxe à tona múltiplas informações sobre programas de vigilância e monitoramento de comunicações digitais geridos pela agência e que tinham como parceiros grandes provedores da internet. Tal episódio, desencadeador de grande repercussão na comunidade internacional, instigou ainda mais precauções e cuidados por parte dos gestores e especialistas em segurança de comunicações, sobretudo quanto à necessidade de robustecimento de práticas relativas à salvaguarda de privacidade de dados na grande rede. Em meio a esse contexto, dada a popularização de ferramentas de troca de mensagens e do aumento do tráfego de voz sob IP em dispositivos móveis, uma pesquisa a respeito dos aspectos de segurança envolvidos nesse tipo de serviço, bem como um estudo de caso realizado sobre o WhatsApp (com enfoque no tráfego de dados e na quebra de privacidade e autenticidade) poderia resultar em importante conhecimento a ser compartilhado e divulgado à imensa quantidade de usuários finais da ferramenta, bem como aos estudiosos da área de segurança e de perícia forense. Assim, o artigo técnico proposto referenciou o funcionamento das comunicações de voz sobre IP, percorrendo os principais métodos de criptografia e os atributos de segurança da informação. Para a realização do estudo empírico foi realizada uma pesquisa exploratória, tendo por base a pesquisa aplicada, a revisão bibliográfica, os padrões conhecidos sobre o tema e um estudo de caso seguido da respectiva análise e conclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Marcos de Castro Mota, Departamento de Polícia Federal

Antonio Marcos de Castro Mota é graduado em Ciência da Computação (2008), Pós-Graduado em Perícia Digital (2016), ambas, junto à Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente, trabalha na Divisão de Controle de Produtos Químicos, unidade integrante do Departamento de Polícia Federal, órgão em que ocupa cargo efetivo de Agente Administrativo.

Paulo Roberto Corrêa Leão, Universidade Católica de Brasília

Paulo Roberto Corrêa Leão é formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (1977), Pós-Graduado em Análise de Sistemas, Supervisão Escolar, Gestão Estratégica da Informação e Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação, pela Universidade Católica de Brasília (2004). Atualmente está cursando o doutorado em Educação na Universidade Católica de Brasília(UCB).

Análise de segurança sobre aplicativo de mensagem instantânea: WhatsApp como estudo de caso
Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos