Uso estratégico de dados de ionossondas para comunicações digitais em alta frequência (HF)

  • Vitor Ossamu Rodrigues Okamura Universidade de Brasília
  • Plínio Ricardo Gamine Alves Universidade de Brasília
Palavras-chave: Digital Radio Mondiale, Transmissões de Rádio, Alta Frequência, Ionossonda, C

Resumo

Este projeto apresenta um método computacional para otimizar transmissões de rádio de longa distância em alta frequência. Para comunicações de alta frequência, geralmente se faz uso de previsões ionosféricas mensais que, devido à anomalia ionosférica equatorial, não possuem exatidão satisfatória em regiões de baixa latitude, tornando impraticável seu uso em grandes porções do solo brasileiro. A iniciativa visa apresentar um procedimento alternativo para tornar estas comunicações eficientes nestas regiões do globo. Ao usar dados em tempo real de ionossondas, é possível aperfeiçoar estas transmissões calculando e ajustando instantaneamente seus parâmetros cruciais: a frequência máxima e o ângulo de Take-Off da antena. O trabalho busca oferecer um procedimento computacional eficiente, feito em C++ e baseado em interpolações e análise gráfica de ionogramas, para realizar os cálculos dessas grandezas com alta precisão e um algoritmo para lidar com as interrupções de longo prazo do funcionamento das ionossondas, selecionando dados anteriores congruentes com a hora e a época do ano atuais. Com o aprimoramento das transmissões em alta frequência por meio da proposta do projeto, busca-se viabilizar o uso do padrão Digital Radio Mondiale (DRM) de rádio, que possibilitaria comunicações multimídia acessíveis e seguras, de grande aplicação estratégica militar e civil, por todo o território nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Ossamu Rodrigues Okamura, Universidade de Brasília

Vítor Ossamu Rodrigues Okamura é aluno do sétimo semestre de graduação da Universidade de Brasília (UnB) no curso de Engenharia Elétrica. Cursou o ensino médio no Colégio Militar de Brasília (CMB), se formando como 1º Tenente-Aluno. Participou de diversas olimpíadas de conhecimento, conquistando duas medalhas de ouro e duas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). É fluente em inglês.

Plínio Ricardo Gamine Alves, Universidade de Brasília

Plínio Ricardo Ganime Alves é professor associado 4 do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB). Possui formação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), mestrado pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado pela Universidade de Limoges. É fluente em inglês e francês.

Uso estratégico de dados de ionossondas para comunicações digitais em alta frequência (HF)
Publicado
2018-10-14
Seção
Artigos