Projeto de lousa interativa utilizando uma webcam e laser point

  • Fernando Henrique Castellani Centro de Instrução de Guerra Eletrônica
  • Carlos Eduardo Agnelo da Rocha Escola de Comunicações
Palavras-chave: Exército, Interação, Projeção, Vantagens, Prático

Resumo

Este artigo foi idealizado com o propósito de apresentar uma proposta de melhoramento das ferramentas utilizadas na atividade de instrução. É sabido que o Exército Brasileiro (EB) tem algumas restrições orçamentárias, sobretudo para aquisição de material permanente. Esse estudo aponta uma solução para utilização de uma ferramenta de apoio à atividade de instrução com um custo de implementação bastante reduzido. Além da versatilidade, essa proposta se mostra como uma alternativa adequada aos objetivos aos quais ela se propõe. Capaz de proporcionar a interação com a projeção de imagens, de modo similar a outros materiais disponíveis no comércio, porém com algumas vantagens que vão desde a instalação até a desnecessidade de obtenção de licenças para o funcionamento do produto. Assim sendo, a alternativa aqui exposta se reveste de utilidade haja vista suas características sabidamente favoráveis, seja no aspecto prático, seja no econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Castellani, Centro de Instrução de Guerra Eletrônica

O autor é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). É pós-graduado em Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Atualmente, exerce a função de instrutor no Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE).

Carlos Eduardo Agnelo da Rocha, Escola de Comunicações

O co-autor é bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e pós-graduado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO). Atualmente, exerce a função de instrutor na Escola de Comunicações (EsCom).

Projeto de lousa interativa utilizando uma webcam e laser point
Publicado
2018-10-14
Seção
Informativo Técnico