Caleidoscópio biográfico

a imaginação sociológica apresentada aos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro

  • Ludmila Fernandes de Freitas
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Colégio Militar, Ciências Sociais, Ensino Médio

Resumo

Este artigo refere-se ao uso de biografias como estratégia de apresentação da disciplina Sociologia aos alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). Atualmente, a organização da Sociologia no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) passou por reforma curricular, como ocorre a cada três anos. A partir de 2019, os alunos do primeiro ano são apresentados à Sociologia por meio dos conteúdos introdutórios à disciplina e que versam sobre processos de socialização eprocessos culturais. O procedimento didático-metodológico adotado busca enfatizar o protagonismo dos alunos na aprendizagem e na construção do conhecimento. No primeiro trimestre, os alunos puderam se apropriar do conceito de imaginação sociológica por meio da escrita de suas biografias, o que proporcionou o início do desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para a compreensão dos processos sociais nos quais se encontram envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Fernandes de Freitas

Doutora em Ciências Humanas – Antropologia Cultural pela UFRJ. Atualmente é professora de
Sociologia do Colégio Militar do Rio de Janeiro.

Publicado
2020-11-24