Levantamento epidemiológico de condições bucais em oficiais de saúde nas Forças Armadas

  • Guilherme Fernandes Loures Escola de Saúde do Exército
  • Mariano Craveiro de Oliveira Escola de Saúde do Exército
Palavras-chave: Levantamento Epidemiológico, Saúde Bucal, Forças Armadas

Resumo

Apesar dos avanços técnico-científicos da terapia reabilitadora na Odontologia, a educação em saúde e medidas preventivas ainda são as ferramentas mais valiosas no controle da doença periodontal e cárie dentária. O reconhecimento da saúde coletiva de um determinado grupo, que seja alvo de algum plano assistencial ou medida preventiva, demonstra a previsão dos gastos futuros com tratamentos terapêuticos deste e a eficácia daquele, elucidando a importância dos levantamentos epidemiológicos.  O presente trabalho objetivou analisar, através de perfil epidemiológico coletivo dos alunos do Curso de Formação de Oficiais da Escola de Saúde do Exército do ano de 2021, demandas terapêuticas e medidas de prevenção para evitar afastamentos do ambiente de trabalho desses novos militares. Para isso, foi realizado uma pesquisa aplicada qualitativa estruturada descritiva através de um questionário on line na plataforma google forms. Após o período estabelecido para resposta do questionário, constatou-se que o maior efetivo é de médicos (80,2%) e o menor de médicos veterinários (2,5%). A maioria encontra-se com 31 (17,3%) e 30 anos (16,0%). Os estados do Rio de Janeiro com 23,5% e Minas Gerais com 22,2% lideram entre as naturalidades dos alunos. A odontologia preventiva é a maior necessidade relatada pelos militares, com 55,6% das respostas em relação à autopercepção de necessidade de tratamento odontológico, e principal orientação prévia recebida por profissional da área (42,0%). Diante dessa análise, pode-se concluir que as diversas demandas dos militares serão supridas pelo plano assistencial do Exército, 75,3% dos entrevistados tem interesse no atendimento pelo FUSEX e, provavelmente no próximo ano, seja na modalidade terapêutica ou atividade educacional. Consequentemente, trará custos e afastamento temporário de alguns militares em específico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARREIRO, Danilo Lima et al. Uso de serviços odontológicos de forma regular na população de Montes Claros, MG, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 22, p. 4135-4150, 2017.
CELESTE, Roger Keller; NADANOVSKY, Paulo; LEON, Antonio Ponce de. Associação entre procedimentos preventivos no serviço público de odontologia e a prevalência de cárie dentária. Revista de Saúde Pública, v. 41, p. 830-838, 2007.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro, Ed. Objetiva, 2001.
MARINHO, Thainan de Assis. O custo da odontologia preventiva e terapêutica na guarnição de Resende-RJ, 2020.
MARTINS, Camila Arruda Araldi. A importância do tratamento odontológico na seção de saúde das organizações militares, 2020.
MENDONÇA, Bethânia de Melo Carvalho et al. Impacto do número de dentes presentes no desempenho de atividades diárias: estudo piloto. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, p. 775-784, 2010.
PORTILHO, Jorge Alberto Cordón; FERREIRA, Luciana Benevides. Sobre os avanços da Política Nacional de Saúde Bucal. Tempus Actas de Saúde Coletiva, v. 5, n. 3, p. 35-47, 2011.
RONCALLI, Angelo Giuseppe; CÔRTES, Maria Ilma de Souza; PERES, Karen Glazer. Perfis epidemiológicos de saúde bucal no Brasil e os modelos de vigilância. Cadernos de Saúde Pública, v. 28, p. s58-s68, 2012.
ROSSI, Thais Regis Aranha et al. O financiamento federal da política de saúde bucal no Brasil entre 2003 e 2017. Saúde em Debate, v. 42, p. 826-836, 2018.
VIEGAS, Anna Paula Bise; CARMO, Rose Ferraz; LUZ, Zélia Maria Profeta da. Fatores que influenciam o acesso aos serviços de saúde na visão de profissionais e usuários de uma unidade básica de referência. Saúde e Sociedade, v. 24, p. 100-112, 2015.
VIACAVA, Francisco. Informações em saúde: a importância dos inquéritos populacionais. Ciência & Saúde Coletiva, v. 7, p. 607-621, 2002.
Publicado
2022-03-25
Como Citar
Fernandes Loures, G., & Craveiro de Oliveira, M. (2022). Levantamento epidemiológico de condições bucais em oficiais de saúde nas Forças Armadas. EsSEX: Revista Científica, 4(7), 7-14. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RCEsSEx/article/view/9315

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##