A nova formação do sargento de carreira combatente

  • Marcelo de Freitas Ferreira
  • João Paulo de Carvalho Corrêa
  • Matheus Barbosa
  • Kátia Aparecida de Lima Prado

Resumo

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é um estabelecimento de ensino subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil), destinado à formação do sargento de carreira combatente do Exército Brasileiro (EB), nas armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Após a conclusão do curso, os sargentos combatentes exercem a nobre função de comandante e líder das pequenas frações nas diversas organizações militares do Exército existentes em todo território nacional. Ao longo dos 70 anos de criação da ESA, fruto da necessidade de modernizar seu sistema de ensino, foram implementadas modificações com o objetivo de melhorar e adequar a sistemática de formação do sargento de carreira, aos crescentes desafios da defesa da Pátria com relação às exigências tecnológicas, doutrinárias e psicossociais do combatente moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Freitas Ferreira

Cel R1 Inf (AMAN/84, EsAO/93), pós-graduado (lato sensu) em Supervisão Escolar (UFRJ/99), pós-graduado (lato sensu) em Gestão Escolar (SENAC/11). Atualmente, serve na ESA, como assessor de Planejamento e Gestão.

João Paulo de Carvalho Corrêa

Maj QMB (AMAN/97, EsAO/06), pós-graduado (lato sensu) em História Militar (UNIRIO/04). Atualmente, serve na SGEx, como chefe da 6ª Seção.

Matheus Barbosa

Maj Art (AMAN/02, EsAO/11), pós-graduado (lato sensu) em Comunicação Social (CEP/FDC/14). Atualmente, serve na ESA, como chefe da Seção de Comunicação Social.

Kátia Aparecida de Lima Prado

2º Ten OTT Dir (1ª RM, Fev/08), graduada em Direito (FADIVA/95). Atualmente, serve na ESA, como Adj da Seção de Comunicação Social.

Publicado
2017-03-01