Educação inclusiva no Colégio Militar de Salvador a ótica do corpo docente sobre a inclusão escolar

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Aline Vieira Freitas
Rafael Marques Reis
Thaynara Carvalho das Neves
Hamilton Ayres Freire de Andrade
Júlio César Vieira Lopes

Resumo

A situação da inclusão de deficientes no ensino regular é uma luta que se prolonga há pouco mais de 40 anos no mundo e há 11 anos no Brasil. Aqui as discussões sobre o direito do aluno com necessidades especiais de frequentar a classe comum iniciaram com a Declaração de Salamanca, em 1994, com o tema “Escola para Todos” e incorporou-se na política nacional com a Política Nacional de Educação Especial, onde consta que toda pessoa deficiente tem direito a participar da vida social da forma mais “normal” possível, tendo seus direitos reconhecidos pela sociedade em geral. Percebe-se que a inclusão não cabe no paradigma tradicional da educação, requerendo um modelo diferente das propostas existentes. O presente estudo buscou compreender a percepção do corpo docente do Colégio Militar de Salvador – CMS – diante da proposta de implantação da Educação Inclusiva com vistas a se concretizar até o ano de 2020, nessa instituição de ensino. Para tanto, foi aplicado um questionário aos professores do CMS com questões norteadoras sobre o tema da Educação Inclusiva. Qualitativamente e utilizando-se da Análise de Conteúdo, os dados coletados foram analisadas a fim de traduzir os sentimentos dos professores diante da nova proposta de ensino. Os resultados encontrados apontaram para a falta de capacitação dos profissionais, que consequentemente, ainda que receptivos à implantação da Educação Inclusiva, se sentem inseguros e apreensivos. Concluiu-se, dada à receptividade dos docentes, que é possível a implantação da Educação Inclusiva no CMS desde que atendidas algumas ressalvas, como a capacitação dos profissionais envolvidos.

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Como Citar
Freitas, A. V., Reis, R. M., Neves, T. C. das, Andrade, H. A. F. de, & Lopes, J. C. V. (2016). Educação inclusiva no Colégio Militar de Salvador: a ótica do corpo docente sobre a inclusão escolar. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, (1), 41-58. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/1186
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Aline Vieira Freitas

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Rafael Marques Reis

1º Ten do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2015. Graduado em Enfermagem.

Thaynara Carvalho das Neves

1º Ten do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2015. Graduada em Psicologia.

Hamilton Ayres Freire de Andrade

Capitão do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2004. Graduado em Psicologia. Mestre em Sociologia pela
Universidade Federal da Paraíba. Instrutor de Psicologia do CF/QCO e Chefe da Seção Psicopedagógica da EsFCEx.

Júlio César Vieira Lopes

Capitão do Quadro Complementar de Oficiais. Turma de 2003. Graduado em Pedagogia. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Chefe da Seção de Apoio Pedagógico do Colégio Militar de Fortaleza.

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