A relevância da disciplina comando, chefia e liderança para o oficial formado na Escola de Formação Complementar do Exército

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Gleibson Fernandes D’Osso

Resumo

Este estudo aborda o Ensino da Liderança Militar na Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) ao investigar sua relevância para o oficial formado nesse Estabelecimento de Ensino. Nesse mister,realizouse uma pesquisa envolvendo os oficiais-alunos e os instrutores da Disciplina Comando, Chefia e Liderança da EsFCEx, para verificar se os objetivos educacionais dessa matéria, bem como a forma na qual ela é conduzida, atendem às futuras exigências profissionais do oficial formado nessa escola militar. Buscou-se ao longo do trabalho identificar quais são os objetivos preconizados no Plano de Disciplina de Comando, Chefia e Liderança da EsFCEx; identificar o método e as técnicas didáticas empregadas nas instruções; identificar os requisitos comuns para o desempenho funcional constantes do Perfil Profissiográfico do oficial a ser formado nesse Estabelecimento de Ensino e analisar as visões dos sujeitos envolvidos nesse processo. Constatou-se que os objetivos educacionais previstos no Plano de Disciplina de Comando, Chefia e Liderança e a forma como tal ensino é ministrado estão em consonância com o resultado sperado, o que atesta a relevância dessa disciplina para os futuros oficiais oriundos da EsFCEx.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
D’Osso, G. F. (2019). A relevância da disciplina comando, chefia e liderança para o oficial formado na Escola de Formação Complementar do Exército. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 2(2), 23-51. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2641
Seção
Artigos