O ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta de educação a distância: Possibilidades e limitações de uso no âmbito da Escola de Administração do Exército

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Nara de Oliveira Caiafa Duarte

Resumo

A Educação a Distância (EAD), apoiada por Novas Tecnologias de
Informação e Comunicação (NTIC), permite avanços e possibilidades ainda pouco
exploradas. Nesse contexto, o Exército Brasileiro vem repensando os modelos
pedagógicos para a educação online e novos cenários decorrem da mudança de
paradigma. Dessa forma, são desenvolvidos Ambientes Virtuais de Aprendizagem
(AVA) que vislumbram gerar interação, cooperação e instrumentos inovadores
de avaliação, exigências diretamente relacionadas a uma perspectiva
construtivista, reflexiva e colaborativa que viabilize processos autônomos de
aprendizagem. O presente artigo objetiva verificar a aplicabilidade do AVA na
Escola de Administração do Exército (EsAEx), como ferramenta de EAD,
enfatizando a situação atual, os óbices e as oportunidades de melhoria para a
otimização desse instrumento. A metodologia pautou-se na pesquisa documental
e bibliográfica, além da realização de entrevistas não-estruturadas focalizadas.
As descobertas decorrentes embasaram a percepção desta autora acerca das
deficiências, das limitações e das possibilidades de utilização do AVA no âmbito
da EsAEx. Concluiu-se que o uso dessa plataforma, atualmente restrita a apoiar
o ensino presencial, é ainda incipiente e não foi explorada em todo o seu potencial.
É necessário que a EsAEx elabore uma estratégia de ensino-aprendizagem
claramente definida e possua uma estrutura básica para atender alunos e
instrutores. Mesmo diante de limitações em termos tecnológicos e de pessoal,
no entanto, a EsAEx segue um caminho de modernização de sua estrutura de
ensino, na qual a presença da EAD é fundamental para a consecução de seus
objetivos, especialmente na formação específica realizada junto à Divisão de
Ensino da Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Duarte, N. de O. C. (2019). O ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta de educação a distância: Possibilidades e limitações de uso no âmbito da Escola de Administração do Exército. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 4-38. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2675
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##