Desenvolvimento de atributos da área afetiva em alunos da EsFCEx
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O presente artigo constitui-se em um estudo sobre o desenvolvimento
de atributos da área afetiva em alunos da Escola de Formação Complementar
do Exército (EsFCEx). O objetivo foi explorar o tema, aprofundando-se na análise
do papel dos instrutores da EsFCEx no desenvolvimento dos atributos da área
afetiva (AAA), sua responsabilidade e influência sobre a mudança de
comportamento dos alunos. Foram abordados temas como a importância da
retroalimentação dos instrutores aos alunos; conteúdos teóricos que
embasassem o tema, como aprendizagem, especialmente em caso de adultos;
as formas como ocorrem os processos de mudança de comportamento e
consequentemente o desenvolvimento de pessoas. Foram aplicados
questionários abertos aos instrutores das seções de ensino e da Companhia
de Alunos da EsFCEx, a fim de aprofundar o entendimento que tais avaliadores
possuem em relação ao processo de desenvolvimento dos AAA da EsFCEx, a
importância da retroalimentação para o desenvolvimentos destes atributos,
limitações percebidas por eles no processo e algumas sugestões de melhoria.
Fez-se a análise dos dados colhidos nos questionários, sempre buscando
informações que pudessem contribuir com o objetivo deste trabalho.
Observouse que os instrutores percebem claramente a relação entre avaliação e
desenvolvimento dos atributos da área afetiva, valorizam a retroalimentação
neste processo, porém identificam algumas limitações, propondo melhorias.
Algumas visões diferentes foram identificadas, especialmente entre os oficiais
com mais experiência e os com menos prática em Estabelecimentos de Ensino