Educação ambiental no Exército Brasileiro: O desafio de uma proposta unificada para os diversos segmentos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A educação ambiental - EA, por estar submetida à obrigatoriedade de
ensino no Brasil, tem sido institucionalizada paulatinamente no Exército Brasileiro,
seja na modalidade de ensino formal das escolas militares, ou não-formal, para os
efetivos de jovens que prestam serviço militar inicial. Uma análise mais criteriosa
revela uma multiplicidade de públicos com diferentes visões, necessidades e
perspectivas de educação ambiental, o que indica um desafio a ser enfrentado pela
política institucional do Exército, frente a esta questão. Nesse contexto, o presente
trabalho busca traçar um panorama sobre as diferentes abordagens em educação
ambiental, os diferentes públicos existentes no Exército, a evolução histórica da
institucionalização da educação ambiental na ForçaTerrestre, a partir de instrumentos
legais e normativos ligados à introdução da EA no sistema de ensino militar; e, por
fim, se analisa por fim o atual panorama da educação ambiental já implantada no
Exército, sobretudo nos seus preceitos epistemológicos, limitações e possibilidades
de evolução. Através de algumas contextualizações das práticas com as teorias
atuais, busca-se provocar algumas reflexões julgadas necessárias para o avanço
da temática no seio da Força Terrestre.