Uma pesquisa qualitativa realizada por meio da análise de conteúdo: Uma abordagem multifocal

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Renata Rovaris Diorio

Resumo

Amotivação desse artigo deu-se a partir de uma pesquisa realizada em
2004, em escolas públicas e particulares do ensino fundamental, em Campo GrandeMS, utilizando a Análise de Conteúdo (AC), em caráter investigativo de dissertação
de mestrado em Educação. Porém, esse artigo não tem o objetivo de divulgar
resultados dessa pesquisa, mas sim, de esclarecer o que consiste a Análise de
Conteúdo, de linha francesa, e como a mesma pode ser utilizada como aporte
teórico em pesquisas, nas várias áreas do conhecimento. Assim, trata-se de uma
revisão bibliográfica, a fim de demonstrar a importância desse referencial teórico
em investigações na área da Educação. Quando o pesquisador inicia uma pesquisa,
no intuito de desvendar algo, já possui hipóteses iniciais a sua investigação, mas
o referencial teórico é sempre um “dilema”. Por isso, esse artigo possibilita algumas
reflexões, através do exemplo dessa pesquisa realizada, de como proceder no
campo teórico, “alicerce” que fundamenta todo o trabalho investigativo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Diorio, R. R. (2019). Uma pesquisa qualitativa realizada por meio da análise de conteúdo: Uma abordagem multifocal. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 2(2), 16-30. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2761
Seção
Artigos