A implantação do mestrado profissional para o Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro

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Francisco Pinheiro Rodrigues Silva Netto
Anaditália Pinheiro Viana Araújo

Resumo

O Exército Brasileiro vem buscando, ao longo de sua história, qualificar
recursos humanos para desempenhar suas funções da melhor forma possível. Um
importante passo neste sentido foi dado com o processo de modernização. Tal
processo constituiu-se numa série de medidas que visaram a um melhor
aparelhamento do Exército e que atingiram também o ensino, daí a expressão
“modernização do ensino”. Todas as escolas do Exército Brasileiro realizaram
ações no sentido de implementar essa modernização, em consonância com a
legislação pertinente. A EsAEx, estabelecimento de ensino encarregado da
formação do oficial do Quadro Complementar de Oficiais, realizou adaptações em
sua documentação de ensino; adequou processos de ensino-aprendizagem e
empreendeu esforços para alcançar esse objetivo, assim construindo sua história,
sob os auspícios da contemporaneidade. Este trabalho traz um breve relato acerca
da evolução do Curso de Formação de Oficiais do QCO, aborda as modificações
empreendidas no sentido de adequá-lo aos novos rumos do ensino no EB e se
finaliza com uma proposta de curso de aperfeiçoamento para os oficiais integrantes
do Quadro, no qual o mestrado profissional pode ser adotado como umas das
formas de capacitação daqueles militares.

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Como Citar
Netto, F. P. R. S., & Araújo, A. P. V. (2019). A implantação do mestrado profissional para o Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 2(2), 72-84. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2847
Seção
Artigos