Reflexões sobre o ensino militar: Estudo de caso na Escola Superior Militar Eloy Alfaro (ESMIL)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A análise do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação militar,
embora somente tenha ganhado força no Brasil recentemente, sobretudo nas duas últimas
décadas, vem evidenciando avanços consideráveis, no que concerne aos esforços
empreendidos em prol do investimento na formação dos líderes militares. No entanto, em
se tratando da particularidade da estruturação e organização das Forças Armadas em
outros países da América Latina, a exemplo do Exército do Equador, compreendemos que o
processo de socialização e formação no ensino militar ainda carece de procedimentos de
análise, estudo e pesquisa. Sendo assim, o presente artigo busca partilhar algumas reflexões
sobre a instituição de ensino superior militar equatoriana, bem como apresentar os
resultados da pesquisa, que buscou compreender as questões inscritas no processo de
ensino-aprendizagem, junto aos instrutores da Escola Militar Eloy Alfaro e os avanços,
limites e desafios enfrentados neste âmbito.