Reflexões sobre o ensino militar: Estudo de caso na Escola Superior Militar Eloy Alfaro (ESMIL)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Lenin Fabian Vallejo Ramírez
Sabrina Celestino

Resumo

A análise do processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação militar,
embora somente tenha ganhado força no Brasil recentemente, sobretudo nas duas últimas
décadas, vem evidenciando avanços consideráveis, no que concerne aos esforços
empreendidos em prol do investimento na formação dos líderes militares. No entanto, em
se tratando da particularidade da estruturação e organização das Forças Armadas em
outros países da América Latina, a exemplo do Exército do Equador, compreendemos que o
processo de socialização e formação no ensino militar ainda carece de procedimentos de
análise, estudo e pesquisa. Sendo assim, o presente artigo busca partilhar algumas reflexões
sobre a instituição de ensino superior militar equatoriana, bem como apresentar os
resultados da pesquisa, que buscou compreender as questões inscritas no processo de
ensino-aprendizagem, junto aos instrutores da Escola Militar Eloy Alfaro e os avanços,
limites e desafios enfrentados neste âmbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Ramírez, L. F. V., & Celestino, S. (2019). Reflexões sobre o ensino militar: Estudo de caso na Escola Superior Militar Eloy Alfaro (ESMIL). RICAM Revista Interdisciplinar De Ciências Aplicadas à Atividade Militar, 1(1), 5-21. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/RICAM/article/view/2926
Seção
Artigos