Redes Neurais no Auxilio Pedagógico aos Cursos de Formação Militar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo tem por objetivo mostrar como o uso de técnicas computacionais de
redes neurais e inteligência artificial pode auxiliar as atividades pedagógicas em escolas
militares (e outros centros de ensino). Com o uso de teoria de redes neurais e de um
programa desenvolvido no programa Borland Delphi 7.0, foi feita uma previsão da
classificação de final de curso dos alunos da Escola de Administração do Exército – EsAEX
utilizando dados dos mesmos, anteriores ao seu ingresso no Curso de Formação. Como
resultado, observou-se um bom desempenho da rede utilizada que apresentou erro de
teste de apenas 21,08% e que com um teste de hipótese mostrou-se estatisticamente
significante, apresentando uma taxa real de acerto de 47,05%. A identificação da classe de
desempenho de alunos em estabelecimentos militares pode ser extremamente interessante
para os docentes e pedagogos, já que permite que se preparem instruções mais
adequadas e customizadas, de acordo com as necessidades do aluno.