Notícias

Portal Qualis CAPES com falha na busca da CMM

2023-10-19

Prezados Leitores e Autores da CMM,

Informamos que o portal Qualis Capes não está recuperando as informações do qualis da Coleção Meira Mattos. Entretanto, a publicação permanece com avaliação A4 no quadriênio 2017-2020.

Segundo informações da CAPES:

"O sistema de buscas por ISSN e título realmente está apresentando algumas inconsistências. O problema já foi reportado a área de TI da CAPES. Esperamos que, em breve, o sistema esteja normalizado. Nesse ínterim, por favor, realize a pesquisa por área de avaliação. Na planilha, é possível localizar os periódicos e seus estratos"

Portanto, pelas planilhas, a CMM pode ser localizada e seu estrato confirmado.

Qualquer dúvida, permanecemos à disposição.

Respeitosamente,

Equipe Editorial

Coleção Meira Mattos: revista das ciências militares
http://ebrevistas.eb.mil.br/index.php/RMM/index

Revista da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (RBED) com chamada aberta

2023-02-10

Revista da Associação Brasileira de Estudos de Defesa - RBED com chamada aberta.

DEFESA, SEGURANÇA E TENSÕES NAS FRONTEIRAS DA AMÉRICA DO SUL

 Os desafios colocados pela defesa, segurança, migração e fronteiras estão entre os mais prementes para o setor da defesa nos países da América do Sul. São inúmeros os reptos impostos ao sistema internacional, impactando diretamente no comportamento dos Estados. Assim, podemos elencar a defesa, segurança, migrações, fronteiras, refúgio, guerras, pandemias, dissuasão, lítigios territoriais, crimes ambientais transnacionais entre inúmeros outros temas que impactam direta ou indiretamente o setor da Defesa. De fato (e de jure) o sistema internacional vem se alterando e a defesa, a segurança nas fronteiras da América do Sul não são uma exceção, ou seja, também devem ser interpretadas de forma evolutiva.

Em todos os estados sul americanos as Forças Armadas atuam nas fronteiras nacionais de diferentes formas, sob diferentes arcabouços legais e com diferentes funções que por vezes extrapolam o ambito restrito da defesa externa. Os movimentos populacionais regionais com migrantes e outros deslocados tem cobrado ações dos estados, que por vezes lançam mão do suporte logistico das instituições ligadas à Defesa. A Operação Acolhida no Norte do Brasil é um exemplo disto.

A diversidade de atores violentos não estatais com redes e ações transnacionais são outro tipo de desafio aos estados nacionais, que nem sempre tem à sua disposição corpos policiais capazes de responderem sozinhos a estes grupos, sendo necessário operações interagências com o envolvimento das Forças Armadas. Em fronteiras mais afastadas dos núcleos urbanos mais densamente povoados monitoramento e o controle da fronteira é feito por unidades militares. O desafio se estende também para as fronteiras martitimas do atlântico sul principalmente.

O chamada busca abrager duas áreas temáticas articuladas à Defesa Nacional: a Segurança Integrada/Crimes Transnacionais e a Ajuda Humanitária/Migrações. Estes são núcleos a partir dos quais serão se espera a captação de manuscritos que sejam resultado de investigações das dinâmicas em andamento nas fronteira sul americanas.

Assim, esta chamada busca artigos científicos que discutam os temas propostos, podendo ser submetidos em português, inglês e espanhol. Os textos deverão seguir as regras editoriais da Revista Brasileira de Estudos Defesa informadas nas “Diretrizes para Autores”, link: https://rbed.abedef.org/rbed/about/submissions#authorGuidelines. Os manuscritos serão recebidos até 10/04/2023, com previsão de publicação no primeiro número de 2023 da RBED.

 

Link da Chamada:  https://rbed.abedef.org/rbed/announcement/view/820

 

Fernando José Ludwig (UFT)

Tássio Franchi (ECEME)

Vinicius Mariano de Carvalho (King’s College London)

 

Submissão, Avaliação e Publicação em 3 idiomas

2019-10-07

Buscando atingir um público internacional a Coleção Meira Mattos que já publicava artigos em inglês e Espanhol, agora também colocou em 3 idiomas todo o sistema de Submissão e Avaliação.

Esperados que nosso autores sejam lidos na América Latina e no Mundo. Da mesma forma estamos prontos para captar artigos estrangeiros em inglês e espanhol.