Chamada Aberta

"Relações Interagências na Segurança e Defesa: governança, novas arquiteturas e boas práticas"

A Coleção Meira Mattos é um periódico interdisciplinar que publica artigos científicos relacionados a Ciências Militares, Defesa, Segurança, e temas afins, que promovem o diálogo entre acadêmicos e profissionais, integrando questões sobre as Forças Armadas e a Sociedade. 

Nesse sentido, abrimos a chamada para o número especial "Relações Interagências na Segurança e Defesa: governança, novas arquiteturas e boas práticas"

Sobre o Dossiê

A conceituação acerca das relações interagências no Brasil ainda é difusa, marcada por uma ampla gama de atividades realizadas de forma interagencial, com temáticas diferentes, modelos de governança e arquiteturas específicas, bem como estruturas próprias de comando e controle para combate aos ilícitos. Contudo, estudos acerca das operações interagências tem se tornado cada vez mais necessário na área da segurança e defesa para implementar novas formas de atuação a partir de elementos teóricos e melhores práticas, bem como tem se tornado cada vez mais necessário estabelecer um modelo brasileiro de política pública que congregue o aprofundamento das relações civis e militares por meio das relações interagências.

Pensando numa atualização teórica e conceitual das relações interagências e na verificação da conjuntura a partir de análises da cooperação interagências, essa proposta tem como objetivo difundir estudos acerca das atividades interagências como uma nova forma de atuação nacional e internacional de combate às ameaças, tornando-se relevante à medida que contempla uma melhor dinâmica de gestão contra os ilícitos. Portanto, justifica-se a necessidade de ampliar pesquisas sobre a governança interagências em esfera multinível, as arquiteturas das operações, os modelos de treinamento, capacitação e simulação entre agências, a cooperação internacional, a cooperação interagências no âmbito da inteligência e possíveis modelos de  planejamento interagências como forma de aperfeiçoar a atuação e o trabalho conjunto. Esses estudos têm impacto direto no processo de tomada de decisão e na construção de conhecimento acerca das boas práticas de atuação interagencial no âmbito da segurança e defesa.

Diretrizes para o Dossiê

- Deverão ser incluídas no campo “Comentários aos editores”
* Autoria e colaboração conforme Credit, junto com as iniciais dos autores
* Número do parecer de ética da Instituição (quando aplicável)

Serão aceitos artigos originais e artigos de revisão.

Não serão aceitos artigos de opinião.

As diretrizes na preparação do manuscrito devem seguir as recomendações da revista (https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/about/submissions).

As referências e citações seguem as regras da ABNT 6023:2018 e 10520:2002.(confira aqui: https://ebrevistas.eb.mil.br/RMM/references).

Os artigos submetidos a essa chamada especial seguirão os mesmos processos de avaliação dos artigos dos números regulares da CMM

Editores do Dossiê

Cintiene Sandes Monfredo Mendes

Escola Superior de Defesa

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7174382118874005

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1658-4114

Viviane Machado Caminha

Escola Superior de Defesa

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5580007137365428

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1118-8614

Cronograma da Publicação

Prazo para submissão: até 30 de setembro de 2024
Avaliações dos pares: de outubro de 2024 a novembro de 2024
Comunicação aos autores dos artigos aprovados: até dezembro de 2024
Publicação: fluxo contínuo entre novembro de 2024 à janeiro de 2025

Aberta chamada para artigos que ofereçam uma atualização teórica e conceitual das relações interagências e sobre a conjuntura a partir de análises da cooperação interagências

O dossiê tem como objetivo difundir estudos acerca das atividades interagências como uma nova forma de atuação nacional e internacional de combate às ameaças, tornando-se relevante à medida que contempla uma melhor dinâmica de gestão contra os ilícitos. São de interesse desse dossiê pesquisas sobre:

- governança interagências em esfera multinível;

- arquiteturas das operações;

- modelos de treinamento;

- capacitação e simulação entre agências;

- cooperação internacional;

- cooperação interagências no âmbito da inteligência;

- modelos de  planejamento interagências.