O Adjunto

memória revisitadas no limiar do primeiro decênio da Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA)

  • Karine de Oliveira Lunardi
  • Wellington Marçal de Carvalho
Palavras-chave: Periódico científico;, EASA, Produção científica, Educação militar

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar reflexões sobre o percurso histórico do periódico científico O Adjunto. Procura situar os cursos de aperfeiçoamento dos Sargentos das Armas e o Curso de Adjunto de Comando a  partir do espaço singular que é a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) e seu processo pedagógico inserido no contexto do Ensino Militar, reconhecido pela transformação e busca da excelência. focaliza o periódico da EASA enquanto proposta de valorização da produção do conhecimento escolar derivado de seus cursos, da difusão dos temas operacionais, doutrinários, administrativos, educacionais, sociais, jurídicos entre outros, a fim de constituir os sargentos como colaboradores no processo de ensino e pesquisa  da Força Terrestre. O resultado de todo esse movimento histórico e pedagógico se traduz nas edições até então já publicadas e no desejo de que as futuras edições se consolidem como receptáculos e difusores de pesquisas gestadas na EASA e suas interlocuções.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-04-26
Como Citar
de Oliveira Lunardi , K., & Marçal de Carvalho, W. (2021). O Adjunto: memória revisitadas no limiar do primeiro decênio da Revista Pedagógica da Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA). O Adjunto: Revista Pedagógica Da Escola De Aperfeiçoamento De Sargentos Das Armas, 8(1), 9-17. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/7312