Juntos, mas não iguais

o exercício da diferença a partir do PIBID

  • Rodrigo Amarante
  • Jucélia Rodrigues Ferreira
  • Tatiana Luiza Rech
Palavras-chave: Pibid; Diversidade; Diferença; Prática Pedagógica

Resumo

Considerando o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) como uma proposta inovadora, que vem para contribuir com a educação brasileira, o presente estudo pretende realizar uma reflexão acerca da rica diversidade que encontramos a partir do trabalho realizado no Pibid, em uma turma de alunos do 5° ano do Ensino Fundamental. As diversas atividades realizadas com as crianças visaram a compreender a diferença como algo belo, rico e, ainda, o quanto a percepção disto nos enriquece, ao entendermos que não se tratam de binarismos, ou seja, de comparações entre “melhor e pior”, “bom e ruim”, “normal e anormal”. Trabalhamos com a realidade de nossos alunos, aliando desde autores mais clássicos aos contemporâneos em textos que abordam a temática das diferenças, da diversidade e do respeito, servindo de embasamento para o projeto “Juntos, mas não iguais”. Com base nisto, constatamos a possibilidade de trabalhar os conceitos de diversidade e diferença em um sentindo mais amplo, na sala de aula, a partir das reflexões de alguns autores que movimentam o nosso pensamento. Dentre eles podemos destacar: Foucault (1999), Veiga-Neto (2007) e Lopes (2007). Nosso desejo maior foi o de iniciar um projeto a partir de atividades que estimulassem os alunos a respeitarem a diferença presente em cada um. Iniciamos a primeira fase do Projeto a partir de atividades diferenciadas como, por exemplo, contação de histórias, dinâmicas e atividades de reflexão, a fim de que eles tivessem outras possibilidades e vivenciassem o exercício da diferença dentro de seu cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Amarante

Acadêmico do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura (UERGS); bolsista Pibid/CAPES.

Jucélia Rodrigues Ferreira

Acadêmica do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura (UERGS); bolsista Pibid/CAPES. 

Tatiana Luiza Rech

Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da UERGS - Unidade de Cruz Alta; Coordenadora de área do Pibid/CAPES; docente orientadora. 

Publicado
2017-12-01
Como Citar
Amarante, R., Ferreira, J. R., & Rech, T. L. (2017). Juntos, mas não iguais: o exercício da diferença a partir do PIBID. O Adjunto: Revista Pedagógica Da Escola De Aperfeiçoamento De Sargentos Das Armas, 5(1), 131-138. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/adj/article/view/978
Seção
ARTIGOS DO VIII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DA EASA