Revista Agulhas Negras http://ebrevistas.eb.mil.br/aman <p><strong>Foco e Escopo</strong></p> <p>A <strong>Revista Agulhas Negras</strong> (RAN) é uma publicação semestral do Programa de Graduação em Ciências Militares da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de natureza acadêmica, sem fins lucrativos. Por ser multidisciplinar, tem por objetivo a divulgação de trabalhos científicos e acadêmicos cujo escopo é o desenvolvimento, implementação e/ou aperfeiçoamento da Doutrina Militar Terrestre nas áreas Operacional, Informacional e nas linhas de Defesa, Segurança, Educação, Comportamento e Administração. <strong>ISSN: 2595-1084</strong></p> pt-BR editorchefe.ran@aman.eb.mil.br (Cel R1 RAFAEL ROESLER) ran.editor@aman.eb.mil.br (Cap Arlindo José de BARROS Junior) Qui, 25 Jan 2024 19:33:36 +0000 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Defesa Nacional http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12392 Rafael ROESLER, Arlindo José de BARROS JUNIOR (Autor) Copyright (c) 2024 Rafael ROESLER, Arlindo José de BARROS JUNIOR (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12392 Qui, 25 Jan 2024 19:26:34 +0000 O Estudo das Ciências Militares e a Sua Relação com as Disciplinas na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11071 <p>O presente trabalho buscou analisar as áreas de conhecimento das Ciências Militares e as disciplinas cursadas na Academia Militar das Agulhas Negras. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental em legislações, pareceres, regulamentos, Plano de Ensino e outros documentos curriculares da AMAN e do Exército, buscou-se apresentar a aplicabilidade do termo Ciências Militares e sua relação com as disciplinas cursadas para a graduação, tanto do Ensino Acadêmico (Divisão de Ensino) quanto do ensino Técnico-Profissional (Corpo e Cadetes). O objetivo deste artigo foi identificar as áreas de conhecimento das Ciências Militares que são estudadas no ensino da Academia. Como resultado verificou-se que a maioria das áreas de conhecimento definidas pela Portaria nº 734-DECEx, de 19 de agosto de 2010, são trabalhadas nas disciplinas acadêmicas e técnico-profissionais da AMAN. Apesar da escolha das disciplinas estarem relacionadas ao mapa funcional, existe uma forte correlação entre áreas de conhecimento das Ciências Militares e o ensino proposto pela Divisão de Ensino e Corpo de Cadetes. Devido as Ciências Militares abrangerem áreas diversas de conhecimento, a formação do Oficial de carreira da Linha de ensino militar bélica mostra-se ampla e necessária para a preparação do oficial para as missões que desempenhará depois de formado e alinhada com perfil do militar do século XXI desejado pelo Estado-Maior do Exército.</p> Stenio Augusto de Oliveira (Autor) Copyright (c) 2023 Stenio Augusto de Oliveira (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11071 Seg, 23 Out 2023 13:35:04 +0000 Contribuições da Gramática da Língua Portuguesa ao Ensino da Língua Espanhola http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11890 <p>O presente trabalho versa acerca da utilidade do conhecimento gramatical da língua materna para o ensino da língua estrangeira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objetivo é oferecer uma proposta de ensino que considere os conhecimentos gramaticais da língua portuguesa para a tomada de consciência dos aspectos formais da Língua Espanhola. Teoricamente, a pesquisa se baseia em estudos de Vigotsky (2001) sobre a construção do pensamento e da linguagem. Destacamos a valorização do papel da escola para o conhecimento dos aspectos formais da língua, para a tomada de consciência, bem como para o processo de formação de conceitos. No que se refere à metodologia, a pesquisa tem como referência a pedagogia da era pós-método, conceito aprofundado por Kumaravadivelu (2001). Na apresentação de nossa proposta, abordamos aspectos da norma e do uso relativos aos verbos ter/haver e <em>tener/haber</em> em suas expressões de posse, existência e função auxiliar nos idiomas português e espanhol. Utilizamos o gênero discursivo ‘poema’ para oferecer uma proposta de ensino que valoriza os conhecimentos gramaticais em Língua Portuguesa para a tomada de consciência dos aspectos formais da Língua Espanhola.&nbsp;</p> Timoteo Salgado Pereira Pinto, Elisabeth Ramos da Silva (Autor) Copyright (c) 2023 Timoteo Salgado Pereira Pinto, Elisabeth Ramos da Silva (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11890 Seg, 11 Dez 2023 13:12:40 +0000 Percepções de Cadetes sobre Seu Aprimoramento em Língua Inglesa http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12034 <p>Este artigo tem por objetivo analisar as percepções de cadetes do 1º Ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) sobre o desenvolvimento de suas habilidades em Língua Inglesa. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, buscando apreender suas visões sobre a atividade didática <em>Four Skills Project</em> (<em>4SP</em>), concebida em 2021, com a finalidade de proporcionar o aprimoramento integrado das suas habilidades linguísticas (compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita), de forma lúdica e desafiadora. Os referenciais teóricos para esta pesquisa são o modelo de aprendizagem integrada elaborado por Roegiers e De Ketele (2004), a teoria pedagógica da aprendizagem significativa (AUSUBEL <em>et al</em>., 1980) e as bases para o conhecimento profissional dos docentes (SHULMAN, 2014). Os principais resultados referem-se aos seguintes aspectos: dedicação às tarefas do <em>4SP</em>; fatores favoráveis e desfavoráveis; desempenho cognitivo prévio; desenvolvimento das habilidades linguísticas; influência no seu interesse pelo idioma; e, finalmente, impactos do projeto nas condições de obtenção de proficiência.</p> ANDRE FRANGULIS COSTA DUARTE, Matheus Stuart Escobar MONTEIRO (Autor) Copyright (c) 2023 ANDRE FRANGULIS COSTA DUARTE, Matheus Stuart Escobar Monteiro (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12034 Seg, 11 Dez 2023 13:24:43 +0000 Parceria AMAN-UNITAU http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11583 <p>Este artigo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa das dissertações de mestrado dos oficiais-alunos do Curso de Mestrado Profissional em Educação da UNITAU, participantes do programa de Capacitação do Corpo Permanente da AMAN. A metodologia de pesquisa apoiou-se nos fundamentos teórico-metodológicos da Revisão Integrativa, com suporte do <em>software</em> IRaMuTeq, que serviu de ferramenta de apoio na sistematização e análise dos conteúdos e dados por meio de representações Estatísticas Textuais, Análise de Especificidades, Análise Fatorial de Correspondência, Método da Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Esta abordagem metodológica possibilitou oferecer um panorama sobre o que está sendo produzido no âmbito da parceria AMAN-UNITAU, identificando os principais temas, referenciais teóricos e metodológicos aplicados, bem como, os resultados obtidos pelos pesquisadores, oferecendo novos caminhos e olhares para o aprofundamento e a complementação de futuras pesquisas no Ensino Superior Militar, na AMAN e na UNITAU.</p> ANDERSON LIMA DE MOURA, Juliana Marcondes BUSSOLOTTI, Virginia Mara Próspero da CUNHA, Cassiano Zeferino de CARVALHO NETO (Autor) Copyright (c) 2023 ANDERSON LIMA DE MOURA (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/11583 Ter, 12 Dez 2023 11:40:42 +0000 Análise de Abstracts da Área de Aviação http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12104 <p>Este artigo se insere nos Estudos Interdisciplinares sobre Educação, com viés linguístico, descrevendo os padrões de organização textual e as escolhas lexicogramaticais do gênero textual abstract de artigos acadêmicos da área de aviação, coletados no periódico Air Space Power Journal. A análise se dividiu em dois momentos: primeiramente, foram verificados os padrões de organização textual, tendo como base a proposta de Bhatia (1993) que, baseado em Swales (1994, 2004), descreve movimentos e estratégias comumente utilizados em abstracts. Em um segundo momento foram realizadas as análises das escolhas linguísticas, que teve como suporte teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994) e Halliday &amp; Matthiessen (2004, 2014). Os dados permitem dizer que há, predominantemente, três padrões de organização textual na área e, no que se refere às escolhas linguísticas, há clusters (padrões de coocorrência entre itens lexicais, isto é, grupo de palavras que ocorrem juntas de forma frequente) que são usados em movimentos e estratégias específicas para voltar a atenção do leitor para o objetivo do artigo, bem como o uso de modalidade para expressar resultados e considerações a respeito da pesquisa realizada.</p> Fernanda Beatriz Caricari de Morais (Autor) Copyright (c) 2024 Fernanda Beatriz Caricari de Morais https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12104 Qui, 28 Dez 2023 00:00:00 +0000 A Influência do Desenvolvimento de Habilidades Emocionais para o Enfrentamento de Situações Estressoras na Formação Militar http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12102 <p>Este estudo ocorreu na Escola de Sargento das Armas (ESA), estabelecimento de ensino responsável pela formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro. Este trabalho relata a experiência sobre o desenvolvimento de habilidades emocionais no enfrentamento de situações estressoras na formação do sargento combatente e os efeitos dessa intervenção no desempenho dos alunos, durante uma semana de atividades em situação simulada de combate.&nbsp; Entre seis grupos que se submeteram à semana de treinamento, participaram da capacitação um grupo de 28 (vinte e oito) alunos. Foram utilizadas técnicas comportamentais que envolvem autoconhecimento, ensaios comportamentais e práticas meditativas. &nbsp;Os resultados coletados em pesquisa individual demonstraram percepção positiva na autoavaliação feita pelos alunos, observada pelos relatos de melhor controle da ansiedade, aumento do desempenho e maior qualidade no emprego do tempo. É significativa a constância dos resultados do grupo que recebeu a capacitação, nas avaliações realizadas pela equipe de instrução, alcançando a segunda melhor pontuação entre as seis equipes que realizaram as atividades durante a semana.</p> Lorival de Souza LIMA JÚNIOR, Daniela Carvalho BÉRGAMO (Autor) Copyright (c) 2023 Lorival de Souza LIMA JÚNIOR, Daniela Carvalho BÉRGAMO (Autor) https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 http://ebrevistas.eb.mil.br/aman/article/view/12102 Seg, 11 Dez 2023 14:40:51 +0000