A influência da disposição espacial dos receptores de Guerra Eletrônica sobre a precisão da localização por TDOA
Resumo
O presente trabalho realiza o estudo preliminar sobre a influência da disposição espacial dos receptores sobre a precisão da localização eletrônica por Time Difference of Arrival (TDOA). A análise foi realizada considerando um ambiente bidimensional (xOy) sobre a influência de um canal com desvanecimento por multipercurso. O algoritmo de localização foi baseado no método de Chan e foram testadas as geometrias em linha, em cunha, em cunha invertida e circular, a fim de identificar variáveis que se relacionam com a raiz do erro quadrático médio (RMSE) da localização. Os resultados demonstram a influência do ângulo de interseção entre hipérboles sobre a precisão dos resultados. Para as geometrias em cunha e circular parece existir uma relação inversa entre o ângulo de interseção e o RMSE da localização, apresentando maior precisão para os ângulos próximos a 90º. Outras variáveis espaciais, tais como a distância e a forma do arranjo, também influenciam a precisão. O arranjo em linha não apresentou resultados válidos pelo método de Chan, sendo descartado desse estudo. As conclusões foram estruturadas de forma a identificar premissas para otimizar o posicionamento dos receptores com o intuito de aumentar a precisão dos resultados.
Downloads
Referências
COMPAGNONI, Marco; NOTARI, Roberto. TDOAbased localization in two dimensions: the bifurcation curve. Fundamenta Informaticae, v. 135, n. 1-2, p. 199-210, 2014.
MARTIN-ESCALONA, Israel; BARCELO-ARROY, Francisco. Impact of geometry on the accuracy of the passive-TDOA algorithm. In: Personal, Indoor and Mobile Radio Communications (PIMRC), 2008. IEEE 19th International Symposium. Proceedings... France (Cannes): IEEE, 2008. p. 1-6.
MUÑOZ, David, et al. Location Techniques and Applications. Burlington: Elsevier, 2009. 257p.