Estratégia militar e geopolítica aplicada

  • Alberto Cardoso

Resumo

Honrado com o convite para fazer comentários sobre o eixo temático delineado no livro Estratégias Militares Dominantes1, nesta homenagem ao centenário de nascimento do General Carlos de Meira Mattos – um soldado que fez muito bem o seu trabalho, na paz e na guerra –, penso que analisar para leitores civis e militares2 os principais temas dos ensinamentos brindados pelo autor na sua obra, seria também uma forma de reverenciá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Cardoso

Alberto Mendes Cardoso é General do Exército Brasileiro. Foi instrutor-chefe do Curso de Infantaria da AMAN. Como coronel, comandou o 11º Batalhão de infantaria de Montanha, em São João del-Rei, e também o Corpo de Cadetes da AMAN. Como oficial-general, foi comandante da 2ª Brigada de Infantaria Mororizada, em Niteróis, em 1994. Foi ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucinal da Presidência da República durante os dois mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Encerrou sua carreira militar na função de chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

Publicado
2013-12-02
Como Citar
Cardoso, A. (2013). Estratégia militar e geopolítica aplicada. Cadernos De Estudos Estratégicos, (12), 16-42. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEE/article/view/1256