Meira Mattos e os trópicos

o homem brasílico e a projeção mundial do Brasil

  • Severino Cabral

Resumo

Nesta segunda década do século XXI, a emergência de alguns grandes países do mundo – Brasil, China, Índia – à condição de megapotências econômicas e financeiras globais e, portanto, de vivenciarem a situação de centros mundiais de poder, desafia a liderança e a sociedade dessas nações de modo profundo e até mesmo perturbador. Pois as transformações em curso no mundo são tão rápidas e intensas que o desenvolvimento desses países se encontra, a um só e mesmo tempo, alçado a novo patamar e ameaçado pelo ambiente que se vai impondo em decorrência da crise econômica e financeira mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Severino Cabral

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo; Diretor Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia-Pacífico; Diplomado do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra; Membro do Corpo Permanente e Adjunto da Divisão de Assuntos de Geopolítica e Relações Internacionais da Escola Superior de Guerra.

Publicado
2013-12-02
Como Citar
Cabral, S. (2013). Meira Mattos e os trópicos: o homem brasílico e a projeção mundial do Brasil. Cadernos De Estudos Estratégicos, (12), 76-96. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEE/article/view/1258