Condicionantes da infraestrutura brasileira frente às necessidades do Exército Brasileiro em cenários de conflitos armados no território nacional em faixa de fronteira: caso do arco norte na região amazônica

  • Alexandre da Costa Pereira
Palavras-chave: Fronteira Amazônica, Arco Norte, Infraestrutura, Logística, Capacidade de Projeção, Poder Nacional

Resumo

O presente ensaio trata da abordagem de questões relacionadas com a infraestrutura de transportes e logística frente às necessidades do Exército Brasileiro em cenários de conflitos armados no território nacional, em área de Faixa de Fronteira na Região Amazônica. São apresentados aspectos considerados como condicionantes estratégicos para o planejamento de operações militares para a projeção do Poder Nacional, bem como são abordadas questões relacionadas com a importância da efetiva presença do Estado na região, considerada pela Estratégia Nacional de Defesa como de especial interesse. No ensaio são apresentadas questões trabalhadas por Freias (2013) em relação à realização do apoio de transporte às organizações militares de fronteira na Amazônia Ocidental e seus reflexos para a Mobilização Nacional, especialmente para os Pelotões Especiais de Fronteiras conforme tratado por Silva (2007), bem como a avaliação de ameaças e cenários prospectivos de conflitos militares na Amazônia tratados por Rocha Paiva (2015) são considerados no ensaio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre da Costa Pereira

Especialista em Infraestrutura Sênior do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e professor do Centro Universitário Facex - Unifacex. Instrutor da Escola Nacional de Administração Pública e da Escola Superior de Guerra. Pesquisador do CEEEx/NEP.

Publicado
2017-03-06