Postura Estratégica dos Estados Unidos e uso da Força

Pivô Asiático, Third Offset

  • Augusto W. M. Teixeira Júnior
Palavras-chave: Pivô Asiático;, Third Offset Strategy;, Multi-Domain Battle;

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise sobre como a mudança na prioridade geopolítica entre distintos tabuleiros em que jogam os Estados Unidos impacta em sua postura estratégica. No campo geopolítico, entre 2011 e 2012, o presidente Obama expressou o interesse em que os EUA realizassem o pivô para a Ásia-Pacífico. Não obstante a presença militar estadunidense em todas as regiões do globo, conforme atesta a estrutura dos Unified Combatant Commands, desde 2001, a
ênfase geoestratégica dos Estados Unidos da América vinha sendo o Oriente Médio. Neste período, autoridades do país viram emergir competidores estratégicos, especialmente na Ásia. Apesar do supracitado pivô não ter sido plenamente realizado durante a administração Obama, duas mudanças no campo político-estratégico devem ser salientadas para o correto entendimento da Postura Estratégica dos EUA. Primeiro, no nível ministerial (Department of Defense), deu-se em 2014 o lançamento da Terceira Estratégia de Compensação (Third Offset Strategy), a primeira desde o pós-Guerra Fria. O fato da Offset Strategy visar compensar pela assimetria desvantagens em relação a oponentes é importante no contexto em que na Ásia-Pacífico se encontram dois dos principais concorrentes estratégicos: Rússia e China. O segundo ponto de destaque, consiste em analisar como o Exército dos Estados Unidos reage ao novo direcionamento da estratégia de compensação. Para tal efeito, analisaremos a emergente doutrina de Multi-Domain Battle. A análise documental nos permitirá entender como o Exército dos Estados Unidos reage à mudança do ambiente operacional prioritária (opção geopolítica) neste momento do século XXI e como articula esta mudança a sua postura estratégica, lidas aqui através da Third Offset Strategy e da Multi-Domain Battle, ambas expressões que incorporam em suas ideias o paradigma de transformação dos EUA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto W. M. Teixeira Júnior

Doutor em Ciência Política (UFPE). Pós-doutorando em Ciências Militares (ECEME). Professor do Departamento de Relações Internacionais (UFPB). Pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (NEP - CEEEx) e do INCT-INEU.

Publicado
2018-08-31