Guerra do Futuro

síntese e recomendações

  • Oscar Medeiros Filho
  • Raphael Camargo Lima
Palavras-chave: Guerra do Futuro;, Prospectiva;, Brasil;

Resumo

O objetivo do presente texto é apresentar uma síntese das reflexões sugeridas pelos pesquisadores do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) no contexto do Workshop Temático “A Guerra do Futuro e suas Implicações Estratégicas”, realizado na sede do CEEEx, no dia 12 de junho de 2018, e apontar recomendações que subsidiem a tomada de decisão do Exército Brasileiro, das demais Forças Singulares e do Ministério da Defesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar Medeiros Filho

Coordenador de Pesquisa do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx). Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995). Possui mestrado em Geografia (Geografia Humana – 2004), doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2010) e pósdoutor em Relações internacionais pela Universidade de Brasília (2019). Foi professor na EsPCEx (1996-2010), AMAN (2011-2012) e IMM/ECEME (2013-2015).

Raphael Camargo Lima

Pesquisador Adjunto do Núcleo de Estudos Prospectivos do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx).
Pesquisador no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Mestre em Relações Internacionais pelo PPGRI San Tiago Dantas (Unesp/ Unicamp/ PUC-SP). Atuou na equipe técnica do projeto Brasil 2035: Cenários para
Desenvolvimento. Foi Assessor Técnico na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), tendo trabalhado na Assessoria de Defesa.

Publicado
2019-02-25