Dinâmicas e tendências do crime organizado transnacional e do tráfico de drogas na América do Sul e ameaças decorrentes para a segurança nacional

  • Alcides Costa Vaz
Palavras-chave: Crime organizado transnacional;, tráfico de drogas;, América do Sul;, Forças Armadas;

Resumo

O presente texto aborda as tendências globais e regionais do crime organizado transnacional, com foco no tráfico de drogas, dada sua importância e centralidade enquanto desafio de segurança em ambos os planos e por seu crescente peso na agenda das políticas de segurança. Argumenta-se que a crescente exposição da América do Sul e do Brasil à ameaça securitária representada pelo crime organizado transnacional, e pelo narcotráfico, impõe condições mais complexas e restritivas para seu enfrentamento, inclusive no que respeita ao engajamento das Forças Armadas. Concorrem para tanto o maior enraizamento local dos grupos de crime organizado simultaneamente aos seus vínculos transnacionais, a maior volatilidade das condições de segurança de modo geral e nos espaços fronteiriços e o grau de coordenação interna e externa requerida para a adequada consecução de objetivos de política e para a maior efetividade da cooperação internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcides Costa Vaz

Doutor em Ciências Sociais (USP 2001), Mestre e Bacharel em Relações Internacionais (UnB, 1987, 1982). Professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, Pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx) e Presidente da Associação Brasileira de Estudos.

Publicado
2019-11-20