A importância da Interoperabilidade como Instrumento de Convergência nas Operações Militares do Brasil

  • Augusto W. M. Teixeira Júnior
  • Maria Eduarda L. S. Freire
Palavras-chave: interoperabilidade;, unidade de esforço;, Forças Armadas;, Defesa;, Brasil;

Resumo

O presente artigo tem como proposta principal responder à seguinte pergunta: Qual o tratamento dado pela defesa brasileira à interoperabilidade? Assim, buscar-se-á apresentar como a literatura principal entende o conceito de interoperabilidade, analisar como os principais documentos e doutrinas de defesa do Brasil abordam este conceito, enxergando os desafios que surgem no processo, como forma de se aproximar do entendimento sobre qual seria a relevância dada a capacidade de unidade de esforços nas operações militares do país. Uma vez considerado que este conceito, presente nas operações de cunho militar pelo mundo, mostra o ímpeto de entender como o mesmo é visto no contexto do Brasil, a partir dos documentos, das doutrinas e da literatura, ainda que escassa, constitui um dos propósitos do trabalho. Dessa forma, e com base na abordagem qualitativa, os procedimentos de pesquisa consistiram basicamente na aplicação do método exploratório com intuito de aprofundar e explicar como tal tema se desdobra no debate sobre a defesa brasileira, chegando à conclusão de que, em alguma medida, enxerga-se importância na capacidade de unidade de esforços entre as Forças Armadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto W. M. Teixeira Júnior

Doutor em Ciência Política (UFPE). Pós-doutor em Ciências Militares (ECEME). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI/UFPB) e do Departamento de Relações Internacionais (UFPB). Pesquisador do NEP-CEEEx. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB).

Maria Eduarda L. S. Freire

Graduada em Relações Internacionais (UFPB). Mestranda em Ciência Política e Relações Internacionais (UFPB), bolsista (CAPES/CNPq), pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Segurança Internacional (GEESI/UFPB).

Publicado
2019-06-27
Como Citar
Teixeira Júnior, A. W. M., & Freire, M. E. L. S. (2019). A importância da Interoperabilidade como Instrumento de Convergência nas Operações Militares do Brasil. Centro De Estudos Estratégicos Do Exército: Artigos Estratégicos, 6(1), 29-42. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/CEEExArE/article/view/2493