ORGANIZAÇÃO E EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA EM ÁREAS URBANAS: UMA ANÁLISE DOUTRINÁRIA FACE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO COMBATE EM LOCALIDADE

  • Cap Herick Falqueto de Medeiros

Resumo

O presente trabalho tem como escopo analisar como deverá ser organizada e empregada a Artilharia Antiaérea na defesa de áreas urbanas sobre uma situação de conflito, apresentando a influência que esse ambiente exerce no planejamento e na execução das operações. Para tanto, o autor discorre sobre as generalidades do combate em áreas edificadas e faz uma análise doutrinária à luz dos princípios e fundamentos da Artilharia Antiaérea. Aborda quais os aspectos mais importantes a serem considerados para o desdobramento dos sensores de vigilância e das unidades de tiro de canhões e de mísseis, no intuito de montar uma defesa bem estruturada. Discorre, também, sobre a coordenação e o controle da referida defesa, ressaltando a interação com a população local para a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais à vida na localidade. Outro fator muito relevante é a necessidade de utilização da infraestrutura urbana, não só para o abrigo e apoio logístico das tropas encarregadas pela defesa da localidade, mas também para exploração dos meios tecnológicos, a fim de otimizar a capacidade dos meios convencionais de combate. Para a consecução destes objetivos, foi realizada uma pesquisa baseada em consultas aos manuais doutrinários do Exército Brasileiro, a sites disponíveis na internet que tratam sobre o assunto e a publicações sobre o tema. Finalmente, conclui-se que é necessária a adaptação da doutrina de emprego, ora utilizada nas operações militares, para o tipo de Defesa Antiaérea aqui tratada. Somado a isto, cabe ressaltar que o desenvolvimento das capacidades de combate da Artilharia Antiaérea deve acompanhar de perto a constante evolução tecnológica das ameaças aéreas, além de ser compatível com as necessidades de Defesa Antiaérea das localidades a serem preservadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cap Herick Falqueto de Medeiros

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), 2005; Pós-graduado em Operações de Defesa Antiaérea e Defesa do Litoral (EsACosAAe), 2011; Pós-graduado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), 2013. Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Capitães de Artilharia Antiaérea na Air Defense Artillery School, Fort Sill, Oklahoma, EUA, em 2016. Desempenha a função de Instrutor da Seção de Emprego Tático e Sistema Logístico da EsACosAAe, desde 2016.

Referências

BRACKEN, Paul. A expansão urbana e a defesa da OTAN. Military Review, Fort Leavenworth, n. 57, p. 68-76, out. 1977.

BRASIL. Ministério da Defesa. MD33-M-02: Manual de abreviaturas, siglas, símbolos e convenções cartográficas das Forças Armadas. 3. ed. Brasília, DF, 2008.

______. ______. Exército Brasileiro. Comando de Operações Terrestres. EB70-MC-10.223: Operações. 5. ed. Brasília, DF, 2017a.

BRASIL. Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Comando de Operações Terrestres. EB70-MC-10.231: Defesa Antiaérea. 1. ed. Brasília, DF, 2017b.

______. ______. ______. ______. EB70-MC-10.235: Defesa Antiaérea nas Operações. 1. ed. Brasília, DF, 2017c.

______. ______. ______. Estado-Maior do Exército. EB20-MF-10.102: Doutrina Militar Terrestre. 1. ed. Brasília, DF, 2014.
Publicado
2020-02-20
Como Citar
Medeiros, C. H. F. de. (2020). ORGANIZAÇÃO E EMPREGO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA EM ÁREAS URBANAS: UMA ANÁLISE DOUTRINÁRIA FACE AOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO COMBATE EM LOCALIDADE. Informativo Antiaéreo: Publicação científica, 11(11), 31-39. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/IA/article/view/3469