OS PRINCIPAIS ENSINAMENTOS COLHIDOS DO SIMPÓSIO “O LEGADO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA NOS GRANDES EVENTOS”

  • Maj Art Renato Rocha Drubsky de Campos
Palavras-chave: Artilharia Antiaérea, Grandes Eventos, Ameaças assimétricas, Vetores aéreos assimétricos, Adequações doutrinárias

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar os principais ensinamentos colhidos, por ocasião do Simpósio a respeito do legado da Artilharia Antiaérea nos Grandes Eventos, realizado no ano de 2017, na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe). Nesse contexto, o autor discorre sobre as experiências que a Artilharia Antiaérea (AAAe) do Exército Brasileiro adquiriu decorrente da sua participação em diversos Grandes Eventos que ocorreram no Território Nacional ao longo da última década, com maior ênfase nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (JOP Rio 2016). Esses ensinamentos se referem principalmente ao emprego dos diversos subsistemas da AAAe em um contexto peculiar de atuação em área urbana e das necessidades de adequações doutrinárias, a fim de consolidar os pontos fortes advindos de tal emprego e aperfeiçoar as áreas que ainda não foram experimentadas. Além disso, ressalta-se que muito foi aperfeiçoado em relação a como lidar com os novos vetores aéreos assimétricos que surgem como ameaças às Operações de Não Guerra (Op Ng), em especial, os drones (conhecidos como SARP – sistemas de aeronaves remotamente pilotadas – no meio militar). O evento contou com diversos representantes de Organizações Militares e de Estabelecimentos de Ensino do Exército Brasileiro, além de oficiais e praças das demais Forças Singulares, e de representantes de empresas nacionais que fomentam a Indústria Nacional de Defesa. Com relação aos palestrantes, buscou-se selecionar militares que participaram diretamente dos JOP, seja integrando tropas empregadas em prol das ações de Defesa Aeroespacial (D Aepc), ou mesmo em funções de coordenação nos Centros de Operações dos diversos escalões presentes nos referidos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Dessa maneira, foi possível colher ensinamentos de caráter eminentemente prático, o que ressaltou, ainda mais, a oportunidade e a relevância do evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maj Art Renato Rocha Drubsky de Campos

Curso de Formação de Oficiais de Artilharia – AMAN 2004; Curso de Artilharia de Costa e Antiaérea – EsACosAAe 2010; Curso Avançado de Artilharia Antiaérea – Fort Sill (EUA) 2015; Adjunto da Divisão de Doutrina e Instrutor da Seção de Emprego Tático e Sistema Logístico da EsACosAAe.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES. Ato/SRP/ANATEL/MC 50.625/2015 – Autoriza Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a realizar operação temporária de equipamentos de
radiocomunicação. Brasília, 2016.

BRASIL. Ministério da Defesa. Regras de Engajamento para Emprego de Interferidores Contra Aeronaves Remotamente Pilotadas Suspeitas/Hostis (Acesso restrito). Rio de Janeiro, 2016.

______. ______. Exército Brasileiro. Comando de Operações Terrestres. EB70-MC-10.231: Defesa Antiaérea. 1. ed. 2017.

______. ______. ______. ______. EB70-MC-10.235: Defesa Antiaérea nas Operações. 1.ed. 2017.

______. Presidência da República. Decreto nº 8.758, de 10 de maio de 2016. Estabelece procedimentos a serem observados com relação a aeronaves suspeitas ou hostis durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Brasília, 2016.

EIRIZ, George Koppe; CAMPOS, Renato Rocha Drubsky de. O emprego da artilharia antiaérea contra ameaças assimétricas em Grandes Eventos. Informativo Antiaéreo. Publicação Científica EsACosAAe – 1ª Bda AAAe, ago. 2017.

SILVA, Rodrigo de Almeida. O Emprego do Sistema de Armas da Artilharia Antiaérea nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Monografia apresentada ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Operações Militares de Defesa Antiaérea e Defesa do Litoral da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea. Rio de Janeiro, 2016.

VERGARA, Rodrigo Pereira. A Defesa Antiaérea em Operações de Não Guerra. Informativo Antiaéreo. Publicação Científica EsACosAAe – 1ª Bda AAAe, ago. 2013.
Publicado
2020-02-20
Como Citar
Campos, M. A. R. R. D. de. (2020). OS PRINCIPAIS ENSINAMENTOS COLHIDOS DO SIMPÓSIO “O LEGADO DA ARTILHARIA ANTIAÉREA NOS GRANDES EVENTOS”. Informativo Antiaéreo: Publicação científica, 11(11), 71-79. Recuperado de http://ebrevistas.eb.mil.br/IA/article/view/3481